1 de março de 2024Informação, independência e credibilidade
Maceió

Rua Professor José da Silveira Camerino é fechada para demolição de prédio no Pinheiro

Trecho da via onde está localizado o edifício será interditado no sábado (20), entre 12h e 18h

Rua Professor José da Silveira Camerino é fechada para demolição de prédio no Pinheiro
Demolição emergencial foi determinada por risco de colapso. Foto: Ascom Defesa Civil de Maceió
A Defesa Civil de Maceió determinou a demolição preventiva do Edifício Lancaster, situado na Rua Professor José da Silveira Camerino, no bairro Pinheiro.

O trecho da via onde está localizado o edifício será interditado no sábado (20), entre 12h e 18h. Os trabalhos que iniciaram na manhã desta sexta-feira (19) devem ser concluídos em dois dias.

A edificação, composta por dois blocos de três pavimentos, fica na área de risco (criticidade 00) do Mapa de Linhas e Ações Prioritárias (V5) e já está desocupada. A Defesa Civil de Maceió determina a demolição emergencial dos imóveis nos bairros atingidos pelo afundamento do solo, em decorrência da mineração de sal-gema pela Braskem, quando há risco iminente de colapso.

As atividades de demolição e gestão dos resíduos, assim como o isolamento do local, serão executadas de acordo com normas ambientais e de segurança.

Haverá ainda controle da emissão de poeira com água e monitoramento de ruídos na região. A demolição preventiva de construções com danos estruturais está prevista no 3° Termo de Cooperação (TC3), firmado entre a Braskem e a Prefeitura de Maceió, em janeiro de 2020.

Desvios

Com a interdição para demolição, o Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) orienta os motoristas que trafegam pela Rua Professor José da Silveira Camerino a seguirem por rotas alternativas.

Uma das possibilidades para quem segue pela via, sentido Centro, é entrar à direita na Alameda Pedro Suruagy, à esquerda na Rua Dr. Jovino Lopes Lyra e novamente à esquerda na Rua Santo Antônio. Outra opção é acessar à esquerda, na Rua Antônio Procópio, e seguir até a Av. Fernandes Lima.

Já quem segue sentido Terminal Sanatório, pela Rua Professor José da Silveira Camerino, pode convergir à esquerda na Rua Santo Antônio, à direita na Rua Dr. Jovino Lopes Lyra e novamente à direita na Alameda Pedro Suruagy.