28 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Maceió

Rui Palmeira inaugura escultura do escritor Lêdo Ivo em Jatiúca

Instalada no Posto 7, a estátua em bronze do imortal da Academia Brasileira de Letras é o quinto monumento entregue pela Prefeitura de Maceió

Escultura de Lêdo Ivo. Foto:Marco Antônio/SECOM Maceió

O poeta Lêdo Ivo, que tanto destacou o mar de Maceió em sua obra, ganhou um lugar especial à beira mar de Jatiúca, nesta terça-feira, 3, quando o prefeito Rui Palmeira inaugurou a escultura em homenagem ao imortal da Academia Brasileira de Letras. Instalada no Posto 7, a estátua em bronze é o quinto monumento entregue pela Prefeitura de Maceió, em reverência a alagoanos ilustres.

Para o prefeito Rui Palmeira, a entrega de monumentos como este é uma conquista para os alagoanos.

“Temos mais um alagoano ilustre abrilhantando a nossa orla marítima e imortalizado aqui. É um poeta conhecido não só no Brasil, mas no mundo e para nós é motivo de muita alegria ver os familiares de Lêdo Ivo recebendo esta homenagem e participando deste momento. Ganha nosso turismo, ganha nossa cultura e ganha nossa história, pois muita gente vai tomar conhecimento de quem foram essas pessoas e a importância delas depois de ver uma das esculturas instaladas na cidade”. Rui Palmeira, prefeito de Maceió.

Inauguração da Escultura de Lêdo Ivo. Foto:Marco Antônio/SECOM Maceió

O vice-prefeito Marcelo Palmeira também participou do evento.

“É um momento de muita alegria para todos os maceioenses. Lêdo Ivo nos trouxe não só poesia, mas também arte, cultura e literatura. É um pedaço importante da nossa história eternizado na orla da Jatiúca”. Marcelo Palmeira, vice-prefeito de Maceió.

Gonçalo Ivo é filho de Lêdo Ivo e falou sobre a emoção de ver seu pai sendo homenageado na terra que tanto amou.

“Representa muito para nós e acredito que representa muito para a cultura alagoana, já que meu pai, apesar de ser um poeta internacional, sempre dizia ser um poeta de Maceió, da terra das Alagoas. Por isso que para nós familiares é um orgulho e, ao mesmo tempo é um reconhecimento que a cidade oferece para quem dedicou a vida inteira a falar de Maceió de uma maneira poética, lírica e muito pessoal”. Gonçalo Ivo, filho de Lêdo Ivo.

Os filho de Lêdo Ivo, Gonçalo e Graça, ao lado da escultura do pai Foto: Marco Antônio/Secom Maceió

Presidente da Academia Alagoana de Letras, Alberto Rostand Lanverly, falou o quanto a homenagem representa para a literatura alagoana.

“Costumo dizer que nós devemos reverenciar o passado com a alegria do presente. Nós, representantes da  Academia Alagoana de Letras, estamos extremamente felizes com essa homenagem, até porque  Lêdo Ivo foi o ocupante da nossa cadeira 19. Ele enalteceu Alagoas para o Brasil, e o Brasil para o mundo. Estamos aqui em peso, temos vários membros da nossa instituição. Sem ele, nós não seríamos o que somos”. Alberto Rostand Lanverly, Presidente da Academia Alagoana de Letras.