22 de maio de 2022Informação, independência e credibilidade
Mundo

Rússia tomou controle da usina nuclear de Chernobyl

É impossível dizer se a usina nuclear de Chernobyl está segura após um ataque totalmente sem sentido dos russo

A usina nuclear de Chernobyl foi capturada pelos militares da Rússia, de acordo com um conselheiro do gabinete presidencial da Ucrânia, Mykhailo Podolyak.

“É impossível dizer se a usina nuclear de Chernobyl está segura após um ataque totalmente sem sentido dos russos”, disse. “Essa é uma das ameaças mais sérias na Europa agora”. Mais cedo, Podolyak acusou a Rússia de querer cometer um “ato terrorista”.

“Há vários dados operacionais de que a Federação Russa quer cometer um ato terrorista na usina nuclear de Chernobyl e causar uma catástrofe ambiental poderosa. Isso muda a imagem do que está acontecendo na Ucrânia, está claro que a Rússia não quer só derrubar o governo ou substitui-lo por fantoches —ela quer causar destruição máxima na Ucrânia Mykhailo Podoliak, conselheiro do gabinete presidencial da Ucrânia”.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, também denunciou a intenção dos militares russos, após a informação de que tropas russas vindas de Belarus entraram numa área próxima à antiga usina.

Segundo Zelenskiy, as forças ucranianas travam um combate para evitar que tropas da Rússia capturem Chernobyl, que está localizada a 120 km de Kiev, capital da Ucrânia. Autoridades da Ucrânia relatam combates perto do depósito de resíduos nucleares da central de Chernobyl.