29 de maio de 2022Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Saiba como ter acesso aos serviços dos ambulatórios do Hospital Metropolitano de Alagoas

Unidade conta com quatro ambulatórios, prestando auxílio aos usuários antes e, em alguns casos, depois da realização dos procedimentos

Além de prestar atendimento hospitalar para população, o Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), localizado no bairro Cidade Universitária, em Maceió, também garante assistência ambulatorial aos pacientes.

A unidade conta com quatro ambulatórios, prestando auxílio qualificado aos usuários antes e, em alguns casos, depois da realização dos procedimentos.

Os Ambulatórios Geral, Ame-se, Pós-Covid-19 e Pós-AVC funcionam das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. Os serviços contam com especialidades nas áreas de cirurgia geral, otorrino, hematologia, infectologia, neurocirurgia, neuroclínica, mastologista, anestesista e cirurgia plástica.

Para agendar as consultas, no Ambulatório Geral e Ame-se, é necessário recorrer a uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Lá, o paciente será atendido, e o médico verá a necessidade de um serviço especializado e encaminhará a solicitação pelo Sistema Nacional de Regulação (SisReg). A Regulação Médica Estadual, por sua vez, vai receber essa demanda e organizar o agendamento para a unidade.

No momento da consulta, o usuário precisa ter em mãos o formulário que é entregue pela Unidade Básica de Saúde, gerado pelo SisReg, que mostra o dia, horário e a especialidade médica da consulta. Também é preciso levar identidade, CPF, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência.

Já o atendimento nos Ambulatórios Pós-Covid-19 e Pós-AVC, específicos para pacientes com sequelas da Covid-19 e do Acidente Vascular Cerebral (AVC), ocorre mediante encaminhamento médico, após o final do tratamento em uma das unidades da Rede Hospitalar do Estado.

O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, ressalta que garantir oportunidade para que todos os pacientes possam fazer seu tratamento, com toda segurança, é essencial. “Entregar um tratamento de qualidade para todos os alagoanos é o nosso dever, assim como, dar a oportunidade para que essas pessoas recebam assistência ambulatorial e se sintam seguras a realizar os procedimentos antes e pós internação nos hospitais da Rede Estadual é fundamental. Por isso, entregamos ambulatórios seguros, em um ambiente humanizado, com o acompanhamento necessário ”, enfatizou.

Ambulatórios:

Pós Covid-19 – O Ambulatório Pós Covid-19 conta com especialistas em infectologia, neurologia e hematologia. Nele, os pacientes são acompanhados por especialistas, durante toda a evolução do quadro clínico, evitando possíveis complicações.

Pós-AVC – Implantado há cinco meses, o Ambulatório Pós-AVC possibilita o tratamento de pacientes acometidos pela doença, por meio de um tratamento moderno e integral, onde os usuários são acompanhados por neurologistas, fonoaudiólogos e fisioterapeutas.

Ame-se – O programa de reconstrução mamária visa zerar a fila de espera para cirurgias de reconstrução mamária. Entretanto, a ação vai além dos procedimentos cirúrgicos, uma vez que ele busca retomar a autoestima de dezenas de mulheres, além de rastrear a doença, evitando que chegue ao estágio mais grave.

Ambulatório Geral – Para maiores informações, ligue 3373-9641