29 de maio de 2022Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Sancionada reestruturação de carreiras e AL paga salários com reajuste para 16 mil servidores

Já o aumento geral de 10,06% sairá em abril para todos os servidores do funcionalismo público alagoano

O governador Renan Filho sancionou o pacote com os projetos de lei que reestruturam 26 carreiras do funcionalismo público alagoano e as carreiras contempladas já recebem o salário de março com os valores referentes aos Planos de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS). A decisão foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira (29).

O pacote beneficia cerca de 16 mil servidores públicos de níveis elementar, médio e superior e de acordo com o secretário do Planejamento, Fabrício Marques, este é o maior pacote de reforma administrativa já feito pelo Estado desde a promulgação da Constituição de 1989.

“Uma reestruturação necessária, que padroniza os modelos de remuneração, progressão na carreira e desenvolvimento funcional para mais de 90% dos nossos servidores. Com este passo de valorização, nós reduzimos as desigualdades e distorções salariais e, assim, esperamos ter, cada vez mais, servidores comprometidos”.

As mudanças contemplam áreas como a do serviço civil, profissionais de economia, de engenharia e arquitetura, e profissões ligadas à Saúde Pública como técnico, auxiliar e assistente de serviços de Saúde.

Além disso, também serão incluídas as carreiras do Instituto de Meio Ambiente de Alagoas, Departamento de Estradas e Rodagem (DER), Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), Instituto de Terras de Alagoas (Iteral), Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Alagoas (Ipaseal), Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal), Instituto Zumbi dos Palmares (IZP), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal).

Já o reajuste geral de 10,06% sairá na folha de abril, sendo calculada de acordo com as novas remunerações das carreiras reestruturadas.