8 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Saúde anuncia que fechou contratos para comprar vacinas da Pfizer e Janssen

Brasil receberá, até o final de 2021, 100 milhões de doses da Pfizer e 38 milhões da Janssen

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou hoje que as vacinas da Pfizer e Janssen estão “contratadas” pelo governo federal. A previsão da pasta era fechar um acordo com as fabricantes até o início desta semana. A informação foi dada em entrevista coletiva hoje.

Segundo cronograma divulgado por Pazuello, o Brasil receberá, até o final de 2021, 100 milhões de doses da Pfizer, que serão recebidas de forma escalonada a partir de abril. No caso da Janssen, serão duas entregas: 16,9 milhões em agosto e 21,1 milhões em novembro.

Pazuello colocou a vacinação em massa como terceira etapa mais importante no combate ao vírus. Ele reforçou que é uma iniciativa “transversal”, não estando em terceiro lugar por ser menos importante que as demais. Porém, para governadores e parlamentares, esta deve ser vista com prioridade ao governo federal e não em paralelo às outras medidas.

No mesmo dia em que Jair Bolsonaro (sem partido) se reuniu com dois possíveis nomes a ocupar seu cargo, Pazuello resolveu romper o ciclo e comentar sobre o as medidas da pasta para combater a pandemia. Nas últimas oportunidades de fala da pasta, quem compareceu aos debates foi o secretário-executivo, e não o ministro.