29 de maio de 2022Informação, independência e credibilidade
Maceió

Saúde oferta serviços para trabalhadores do Porto de Maceió

Público teve acesso testes rápidos, orientações em saúde e atualização do cartão vacinal

Saúde oferta serviços para trabalhadores do Porto de Maceió
Oferta aproximou serviços dos trabalhadores. Foto: Ascom SMS

A Saúde de Maceió (SMS) ofertou, nesta segunda-feira (11), serviços de prevenção da saúde para trabalhadores do Porto de Maceió. A iniciativa integra mais uma ação do projeto nacional “Saúde nos Portos”, desenvolvido em uma parceria do Ministério da Infraestrutura com o Serviço Social do Transporte (Sest/Senat).

À frente das ações estiveram as equipes da Gerência de Imunização, do Programa de Atenção Integral à Saúde do Homem e da Gerência de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), HIV/Aids e Hepatites Virais da SMS.

No local, foram disponibilizados, das 8h às 14h, testes rápidos para Hepatites B e C e Sífilis – com direito ao aconselhamento das equipes e orientações pessoais e coletivas – atualização do cartão de vacinação, além de orientações sobre Saúde do Homem, educação sexual, preservativos e locais onde procurar atendimento, sobretudo, os corujões da saúde – unidades que funcionam com horário estendido, das 7h às 21h.

A coordenadora do Programa de Atenção Integral à Saúde do Homem, Camila Calaça, informou que as orientações repassadas no dia visam conscientizar os trabalhadores do Porto sobre a própria saúde para que o público entenda a importância do autocuidado e possa identificar de imediato caso haja desenvolvimento de doenças.

“Fomos convidados a fazer parte da ação com serviços de saúde para os trabalhadores e nossa contribuição, enquanto Saúde do Homem, está na oferta de orientações quanto aos cuidados necessários para que eles possam levar a vida de forma mais saudável, além de saber como proceder em caso de doença. Aqui, estamos repassando informações sobre assuntos como hipertensão, obesidade, câncer de próstata e de pênis”.

Camila Calaça, coordenadora do Programa de Atenção Integral à Saúde do Homem. Foto: Ascom SMS
Camila Calaça, coordenadora do Programa de Atenção Integral à Saúde do Homem. Foto: Ascom SMS

Desenvolvido nos portos brasileiros desde 2015, o projeto tem a finalidade de aproximar os serviços de saúde dos trabalhadores portuários e motoristas do transporte de carga, conscientizando a todos sobre a importância dos cuidados com a saúde e da adoção de hábitos saudáveis, para a melhoria de sua qualidade de vida.

A presença da Saúde de Maceió no evento foi crucial para a ampliação do acesso a serviços ofertados no Sistema Único de Saúde.

 “Com a participação no ‘Saúde nos Portos’ conseguimos alcançar esse público de homens, que, muitas vezes, não têm tempo de ir até uma unidade de saúde. Com os serviços ofertados pela nossa gerência, por exemplo, os trabalhadores podem fazer seu teste rápido e receber o resultado na hora- o que facilita muito para eles que não têm tanto tempo para procurar em outros locais”, disse a gerente da Gerência de Prevenção e Controle das IST´s, Géssyca Cavalcante.

Géssyca Cavalcante, gerente da Gerência de Prevenção e Controle das IST´s. Foto: Ascom SMS
Géssyca Cavalcante, gerente da Gerência de Prevenção e Controle das IST´s. Foto: Ascom SMS

Emanuel Rodrigo, de 44 anos, esteve entre os trabalhadores que procuraram por serviços no dia. O amarrador de navio aprovou a ação e garante que a saúde sempre foi uma de suas grandes preocupações na vida.

“Nem sempre temos tempo de cuidar do que é essencial, como a saúde, por exemplo. Por isso, essa ação é tão importante. Aqui, eu já tive acesso a informações sobre como cuidar da saúde bucal, saúde do homem e já fiz exame para saber se tenho hepatite ou sífilis.  Agora vou atualizar meu cartão de vacina, que já está com algumas em atraso”.

Para a coordenadora de Promoção Social do Sest/Senat, Joyci Amorim, o dia buscou trazer o máximo de ações de prevenção e cuidado com a saúde integral dos trabalhadores e, por isso, a presença das equipes da Saúde de Maceió era indispensável.

“Convidamos a Secretaria de Saúde de Maceió como parceira desse evento porque as pessoas que integram o público-alvo da ação têm uma vida muito corrida e, por isso, muitas vezes ficam sem tempo de se cuidar. Com a ação, todos terão acesso ao cuidado integral de sua saúde”, disse.

"Presença da SMS era imprescindível", disse representante do Sest/Senat. Foto: Ascom SMS
“Presença da SMS era imprescindível”, disse representante do Sest/Senat. Foto: Ascom SMS

Além das atividades ofertadas pela SMS, também foram disponibilizados por outras instituições serviços como orientações nutricionais, de cuidados no trânsito, de saúde bucal e mental,  além de aferição de pressão arterial e medição da glicemia.