29 de maio de 2022Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Sei! Alagoas ultrapassa 90% de adesão

Plataforma se aproxima dos 11 milhões de documentos na base de dados

Sei! agiliza rotinas produtivas no serviço público, promovendo a transparência e a economia de recursos. Arquivo Ascom/Seplag

Utilizado para a tramitação eletrônica de documentos, o Sistema Eletrônico de Informações (Sei!), coordenado pela Secretaria de Planejamento, Gestão e  Patrimônio (Seplag), ultrapassou 90% de adesão entre os órgãos públicos do Governo de Alagoas.

Além disso, no início deste mês, o Sei! se aproximou da marca de 11 milhões de documentos na base de dados. Somente em 2022,  já são 1.2 milhões de documentos, uma média mensal de 417.8 mil.

Atualmente, o Sei! AL, que completou cinco anos de implantação este ano, conta com 44,8 mil usuários cadastrados, entre servidores de todos os órgãos e instituições do Governo, além de usuários externos.

“Com o advento dos usuários externos, novos serviços passaram a ser oferecidos à população, o que inclui a classe contábil, jurídica e aos contribuintes de forma desburocratizada e transparente”, pontuou o superintendente de Modernização da Gestão da Seplag, Thiago Ávila.

“O Sei! é utilizado para apoiar o processo de gestão, sendo uma ferramenta fundamental na promoção de transparência, especialmente, aos órgãos de controle. É uma ferramenta muito importante para que a sociedade possa acompanhe as medidas de enfrentamento a pandemia de Covid-19, por exemplo”.

O Sei! Alagoas passa por uma nova fase, a ampliação da utilização da ferramenta na Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

“Agora a meta é consolidar o uso do Sei! na Educação, descentralizando a coordenação, articulando-a com as gerências regionais, desenvolvendo multiplicadores em todas as escolas estaduais, criando uma estrutura robusta para dar celeridade aos processos” pontua Adriana Nunes, assessora especial de Modernização da Gestão e líder do Sei! Alagoas.

Novas Funcionalidades

Lançado pela Seplag,  em  novembro de 2017, o Sei! transformou por completo o serviço público, promovendo a transparência, economizando recursos e agilizando as rotinas produtivas.

O sistema Sei! foi criado e cedido gratuitamente pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). Em março, o Governo de Alagoas assinou novo termo de cooperação técnica para atualizar o sistema para a versão 4.0, que trará novas finalidades como o Sei! Federação, facilitando a tramitação de processos entre os municípios, Estados e a União, gerando economia e celeridade através da modernização digital.