19 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Sesau: Alagoas não cumpriu meta de vacinação

Alagoas foi um dos doze estados que ficaram abaixo média nacional e ficou com apenas 62% da população prioritária alcançada

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) divulgou nesta segunda (3) que Alagoas não atingiu a meta do Ministério da Saúde de imunizar 95% do público-alvo contra a poliomielite e o sarampo.

Para se aproximar desta taxa, a Campanha Nacional de Vacinação foi prorrogada até o dia 14 deste mês. Alagoas foi um dos doze estados que ficaram abaixo média nacional e ficou com apenas 62% da população prioritária alcançada.

Estados e municípios que ainda estão abaixo da meta terão mais 15 dias para fazer a imunização. O Ministério recomenda que estados e municípios façam uma busca ativa, a fim de garantir que o público-alvo da Campanha Nacional seja imunizado.

Amapá, Santa Catarina, Pernambuco, Rondônia, Espírito Santo, Sergipe e Maranhão atingiram a meta de vacinação do Ministério da Saúde.

Surto de sarampo

Neste ano, a campanha de vacinação é “indiscriminada”: mesmo crianças que já foram vacinadas no passado devem receber novas doses. O objetivo reforçar a imunização e criar uma barreira de proteção contra o sarampo, doença que vem registrando avanço no país.

Desde fevereiro, já foram confirmados 1.237 casos. Outros 5.731 ainda estão em investigação. É o maior surto da doença em 20 anos. A maioria ocorreu em Roraima e Amazonas, estados que registram surtos da doença. Também foram registradas ao menos seis mortes.