2 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Sesau leva serviços de saúde à Grota do Pau D’Arco nesta quarta

Iniciativa faz parte da Campanha Novembro Azul, que reforça a importância da prevenção do câncer de próstata

Em mais uma ação do projeto Vida Nova nas Grotas, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) levará, nesta quarta-feira (22), diversas ações de cuidado e prevenção de saúde do homem para os moradores que vivem na Grota do Pau D’Arco, localizada no bairro Feitosa, em Maceió.

A iniciativa faz parte da campanha Novembro Azul, que visa reforçar a conscientização sobre a necessidade de prevenção ao câncer de próstata, sexto tipo mais comum da doença no mundo.

Durante a ação, os moradores da Grota do Pau D’Arco terão acesso a palestras sobre os cuidados com a higienização bucal, bem como, a importância da realização de exames preventivos, como o PSA (antígeno prostático específico, na sigla em inglês), o toque retal e a ultrassonografia.

“Quando descoberto no início, o câncer de próstata tem 100% de chance de cura, portanto, o diagnóstico precoce é fundamental para combater a doença”, informou Elma Liliane, assessora técnica das Políticas Transversais da Sesau, ressaltando que, a partir dos 45 anos, os homens devem realizar exames regulares.

Também durante a ação, a população terá acesso a vacinas de hepatite A e C, doença meningocócica, penta valente, VIP, VOLP, tetra e tríplice viral. Os moradores poderão ser vacinados, ainda, contra o rotavírus, Influenza, DPT-A, DTP, D-antirrábica e HPV, no caso dos adolescentes. Técnicos que farão testes rápidos de HIV, além de oferecer orientações e distribuição de preservativos masculinos e lubrificantes.

“A ideia é oferecer à população a oportunidade de ter mais informações sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e a possibilidade de conhecerem sua condição sorológica”, disse Elma Liliane de Araújo, técnica das Políticas Transversais da Sesau. Segundo ela, caso a sorologia seja confirmada, o usuário será encaminhado para o Pam Salgadinho,

Com o objetivo de auxiliar nas ações de orientação e engajamento para o combate ao mosquito Aedes aegypti, aos riscos e outros cuidados, a população poderá esclarecer dúvidas de forma simples a respeito do vetor, transmissor da dengue, zika e chikungunya. “É dever nosso, de cada um de nós, como sociedade, ficar atento às medidas preventivas”, concluiu Elma Liliane.