20 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

TCU manda Bolsonaro devolver joias e armas na Caixa e na polícia Federal

Ex-presidente se apropriou de presentes do governo saudita para o Estado brasileiro

Bolsonaro e Michelle: queriam ficar com joias e diamantes de mais de R$ 16,6 milhões

O Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu, ontem, que as joias e armas, presentes do governo saudita ao Estado brasileiro, deverão ser entregues à Caixa Econômica Federal e Polícia Federal, respectivamente.

A determinação do TCU foi repassada ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que se apropriou dos presentes e decidiu levá-los para casa, como se fossem peças do seu patrimônio pessoal.

Outra determinação do TCU é que a Receita Federal também entregue à Caixa, na mesma agência que receberá o estojo que Bolsonaro se apropriou, o conjunto de joias retido no aeroporto de Guarulhos (SP), “tendo em vista o elevado valor do bem, que não deve ser incorporado em acervo privado”.

O pacote retido na Receita Federal e que Bolsonaro fez 8 tentativas para retirar da Alfândega em Guarulhos, está avaliado em mais de R$ 16,6 milhões.

A Corte salienta que o repasse dos bens – um colar, um relógio, um par de brincos e um anel, todos cravejados de diamantes – “deve ser feito após efetuados os trâmites para desembaraço aduaneiro pelas autoridades competentes”.