20 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Policia

Traficante idosa e sobrinho de Bolsonaro são alvos da PF em operação contra golpistas

Léo Índio, sobrinho do ex-presidente Jair Bolsonaro, foi alvo de busca e apreensão e participou da invasão ao Congresso Nacional

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (27) a terceira fase da Operação Lesa Pátria, que tem como objetivo identificar pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram os atos golpistas praticados no dia 8 de janeiro que resultaram na invasão e no vandalismo das sedes dos Três Poderes, em Brasília.

Segundo os investigadores, 11 mandados de prisão preventiva e 27 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos no Rio de Janeiro (nove de busca e apreensão e um de prisão), Minas Gerais (quatro de busca e apreensão e dois de prisão), Paraná (um de busca e apreensão e um de prisão), Santa Catarina (um de busca e apreensão e um de prisão), Espírito Santo (oito de busca e apreensão e quatro de prisão) e Distrito Federal (quatro de busca e apreensão e dois de prisão).

Golpistas

Os mandados foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em resposta às ações de golpistas que “promoveram violência e dano generalizado contra os imóveis, móveis e objetos” no Palácio do Planalto, no Congresso Nacional e no STF.

De acordo com a Polícia Federal, “os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido”.

Até o momento, 6 pessoas já foram presas.

  • Minas Gerais: 2 presos
  • Santa Catarina: 1 preso
  • Espírito Santo: 1 preso
  • Paraná: 1 preso
  • Distrito Federal: 1 preso.

Maria de Fátima Mendonça Jacinto Souza, conhecida como “Dona Fátima de Tubarão”, foi presa em Santa Catarina. Em um dos vídeos virais dos invasores dos Três Poderes, ela aparece dizendo: “Vamos para a guerra, vou pegar o Xandão agora!” —em referência ao ministro do STF Alexandre de Moraes.

Depois que o vídeo viralizou, foi descoberto que “Dona Fátima” tem antecedentes criminais: ela foi condenada por tráfico de drogas com envolvimento de menor de idade em 2014.

Leia mais: Fantástico identifica vovó traficante flagrada em atos de vandalismo em Brasília

Já Leonardo Rodrigues de Jesus, o Léo Índio, sobrinho do ex-presidente Jair Bolsonaro, foi alvo de busca e apreensão. Ele participou da invasão ao Congresso Nacional e postou no Instagram imagens no prédio. Léo Índio é primo de Flávio, Carlos e Eduardo Bolsonaro.

Os dois presos em Minas Gerais são Eduardo Antunes Barcelos, em Cataguases, e Marcelo Eberle Motta, em Juiz de Fora.