27 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

TSE cassa a candidatura de Luciano Barbosa para prefeito em Arapiraca

A decisão foi do presidente da corte, ministro Luiz Roberto Barroso

 

TSE tira Luciano Barbosa disputa eleitoral em Arapiraca

Luciano Barbosa está mesmo fora da disputa pela Prefeitura de Arapiraca este ano, segundo decisão do Tribunal Superior Eleitoral.

O ministro Luiz Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), negou nesta quarta-feira (11) seguimento ao recurso de Luciano Barbosa contra a decisão que o retirou das urnas. A medida mantém o que já havia sido decidido pelo Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) no começo da semana, declarando que Luciano Barbosa não é candidato.

O presidente do TSE explicou que “inexistem no caso os requisitos autorizadores para conhecimento do pedido formulado” por Luciano Barbosa. De acordo com Barroso, a competência para decidir sobre o caso é do TRE/AL, portanto a decisão local deve ser mantida.

“A escolha do candidato em convenção foi anulada por ato cuja aferição de legalidade, nos termos do decidido pelo ministro Mauro Campbell Marques no MS nº 0601621-76, está na esfera de competência do TRE/AL”, pontua Barroso. O ministro diz ainda que “não há notícia de qualquer recurso interposto nos referidos autos que esteja submetido à apreciação desta Corte, o que inviabiliza o conhecimento da medida ora pleiteada”.

Com a medida, Luciano Barbosa está definitivamente fora da eleição e proibido de realizar campanha, participar dos guias eleitorais gratuitos de rádio e fora das urnas.

Manifestação – Em protesto contra a decisão, apoiadores de Luciano Barbosa vieram de Arapiraca para Maceió e fizeram uma manifestação de protesto no bairro da Ponta verde, em frente ao prédio onde mora o senador Renan Calheiros,

One Comment

  • Avatar Miguel Alves

    Nesse imbróglio quem perdeu foi nossa Arapiraca. É uma pena. Mesmo assim, valeu BRAVO José Luciano Barbosa da Silva.

Comments are closed.