28 de maio de 2022Informação, independência e credibilidade
Brasil

Tucanos agora querem trocar Doria pela senadora Simone Tebet na 3ª via

Presidentes do PSDB e do União Brasil articulam para fazer da senadora o nome de consenso do grupo na luta pelo Planalto

Simone Tebet deve ser o nome de consenso da terceira via

O PSDB articula na terceira via a retirada da candidatura de João Doria na disputa pela presidência da República, para apoiar a senadora Simone Tebet (MDB-MS).

O nome dela está ganhando força entre os tucanos, bem como no União Brasil. É a tentativa dos partidos da terceira via de figirem da polarização entre as candidatura de do ex-presidente Lula (PT) e de Jair Bolsonaro (PL).

Tebet além de arregimentar apoios formais de diretórios regionais emedebistas passou a ser vista neste momento como a pré-candidatura mais “estável” desse bloco político, apesar do racha que existe na cúpula do MDB.

Tucano – Presente a um evento em homenagem ao prefeito Bruno Covas, morto em maio de 2021, o presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, repetiu na terça-feira, 12, para jornalistas o que já tinha dito reservadamente antes em um jantar fechado com empresários. Segundo ele, a decisão tomada pelo consórcio MDB, PSDB e União Brasil será definitiva e soberana, e estará, portanto, acima do resultado das prévias tucanas do ano passado.

“Estou deixando claro que o PSDB está contido no acordo de uma aliança nacional. João Doria é o candidato do PSDB e está contido neste acordo, mas não seremos candidatos de nós mesmos. O PSDB não vai às ruas neste ano com um candidato de si próprio”, afirmou Araújo.

No mesmo dia, à noite, o ex-presidente Michel Temer (MDB) foi acionado na articulação em torno de Simone diante da ameaça de uma dissidência pró-Lula no partido. Ele mediou um encontro entre tucanos e a senadora.