17 de agosto de 2022Informação, independência e credibilidade
Brasil

Vacinação infantil vai começar em janeiro, diz Ministério da Saúde

Consulta à população vem sendo criticada por especialistas, que argumentam ser esse um assunto técnico já aprovado pela Anvisa

O Ministério da Saúde informou hoje que a vacinação de crianças com 5 a 11 anos contra a covid-19 deve começar em janeiro, caso a recomendação atual da pasta seja mantida após o fim da consulta pública sobre o tema.

A imunização desta faixa etária está autorizada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) desde 16 de dezembro e já ocorre em outros países, como os Estados Unidos.

“A recomendação do Ministério da Saúde é pela inclusão das crianças de 5 a 11 anos na Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO), conforme posicionamento oficial da pasta declarado em consulta pública no dia 23 de dezembro e reforçado pelo ministro da Saúde em manifestações públicas”. Nota do Ministério.

A nota faz referência à consulta pública sobre vacinação de crianças, aberta no último minuto do dia 23 de dezembro. A consulta, que fica ativa até 2 de janeiro, vem sendo criticada por especialistas, que argumentam ser esse um assunto técnico, já aprovado pela Anvisa e também da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização da Covid-19.

“No dia 5 de janeiro, após ouvir a sociedade, a pasta formalizará sua decisão e, mantida a recomendação, a imunização desta faixa etária deve iniciar ainda em janeiro”, continua nota do Ministério da Saúde.

Diversos estados disseram que não irão acatar a obrigatoriedade do pedido médico. Também em resposta ao anúncio do governo, o partido Rede Sustentabilidade pediu ao STF (Supremo Tribunal Federal) que o Ministério da Saúde seja obrigado a disponibilizar vacinas para crianças de 5 a 11 anos de forma imediata.