22 de maio de 2022Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Veja quem já pode se imunizar contra gripe e sarampo

Vacinação ocorre até o dia 3 de junho, dividida em duas fases

A Campanha de Vacinação contra a Gripe e contra o Sarampo iniciou nesta segunda-feira (4) em Alagoas. Neste ano, as ações para imunização contra as duas doenças acontecem ao mesmo tempo e são divididas em duas etapas.

A mobilização ocorre em todo Estado até o dia 3 de junho. O dia D foi marcado para o dia 30 de abril.

Na primeira etapa da vacinação contra gripe e sarampo, que ocorre de 4 de abril a 2 de maio, receberão a vacina os idosos com 60 anos ou mais e os trabalhadores da saúde.

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), o imunizante contra a Influenza pode ser administrado na mesma ocasião de outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação e também com outros medicamentos.

O José Dárcio, de 65 ano, procurou o posto de saúde nesta segunda (4) para se vacinar contra a Influenza

O aposentado José Dárcio, de 65 anos, procurou, nesta segunda-feira (4), o II Centro de Saúde Diógenes Jucá, no bairro Poço, em Maceió, para se vacinar contra a Influenza.

“Quanto mais a gente se vacinar é melhor. Se não fosse essa vacina já tinha morrido muita gente. Então temos que nos vacinar mesmo. Se foi aprovada [pela ciência] tem que se vacinar! Por isso vim logo, porque se não se vacinar, depois a consequência é pior”.

Já a moradora do bairro Ponta Verde, Marilúcia Bezerra, de 68 anos, ressaltou a importância da imunização. “Pra mim é muito importante manter a vacinação em dia, só da gente não gripar, saber que estamos livres. Eu nunca tive nenhuma reação com a vacina”, relatou.

A moradora do bairro Ponta Verde, Marilúcia Bezerra, de 68 anos, também se vacinou contra a Influenza já no primeiro dia da campanha

A Campanha de Vacinação contra o Sarampo, na primeira etapa, deve imunizar 85.991 trabalhadores da saúde do Estado. A médica pneumologista, Fátima Alécio, aproveitou o primeiro dia da campanha de vacinação para se imunizar contra a Influenza e Sarampo.

Ela aproveitou para reforçar que as pessoas se vacinem e compareçam no período indicado na campanha para se imunizar.

“Hoje eu me vacinei contra a gripe e a tríplice viral. Solicito que todos venham se vacinar. Nós precisamos correr, porque as vacinas salvam vidas. Venham se vacinar, pensem em vocês e pensem no outro. Nós precisamos prevenir as doenças”!

A médica Fátima Alécio aproveitou o primeiro dia de vacinação para se imunizar contra a Influenza e o Sarampo

Segunda Fase

A partir de 3 de maio, inicia a segunda fase, de forma simultânea, das duas campanhas, destinada às crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade.

Além delas são distribuídas doses contra gripe para gestantes, puérperas, povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades ou com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, profissionais das forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade.

A meta é imunizar, até junho, pelo menos 90% das 1.142.373 que podem receber a dose contra influenza. E 95% das 308.633 pessoas dos grupos prioritários para sarampo.