29 de maio de 2022Informação, independência e credibilidade
Maceió

Vigilância Sanitária apreende 1.500 kg de alimentos impróprios para consumo

Trabalho de fiscalização ocorreu no último final de semana e se concentrou nos bairros do Jacintinho, Canaã e conjunto José Tenório, na Serraria

Vigilância Sanitária apreende 1.500 kg de alimentos impróprios para consumo
Alimentos apreendidos durante fiscalizações da Vigilância. Foto: Vigilância Sanitária
Durante as fiscalizações no último final de semana, nos dias 26 e 27 de março, fiscais da Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) apreenderam 1.500 kg de alimentos impróprios para consumo. As atividades do órgão se concentraram em panificações, supermercados e açougues dos bairros do Jacintinho, Canaã e conjunto José Tenório, na Serraria. A ação contou com a parceria da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs).

As apreensões incluíram carne bovina, frango, laticínios, embutidos, dentre outros produtos, que estavam fora da data de validade ou estragados. Todos os alimentos apreendidos foram descartados no aterro sanitário da capital.

Os estabelecimentos também foram notificados e podem receber uma multa que varia entre R$ 180,00 a R$ 19 mil reais, a depender da gravidade do caso.

De acordo com o coordenador da Vigilância Sanitária, Airton Santos, as fiscalizações buscam garantir a saúde da população. “Com esse trabalho, evitamos todos os riscos sanitários que alimentos estragados ou fora do prazo de validade podem acarretar. Sempre verificamos as condições de armazenamento, refrigeração, manipulação e conservação desses produtos”, afirma.

Ação contou com a parceria da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs). Foto: Vigilância Sanitária
Ação contou com a parceria da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs). Foto: Vigilância Sanitária

Disque Denúncia

Para denunciar irregularidades, observadas em estabelecimentos que estejam fora das adequações sanitárias e que causam riscos à saúde da população, é possível entrar em contato no telefone (82) 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, ou pelo WhatsApp (82) 98705-0730, que funciona 24h, todos os dias.