16 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Maceió

Vigilância Sanitária recolhe medicamentos descartados de forma ilegal em Mangabeiras

O órgão está formalizando um relatório técnico a fim de encaminhar o caso à Delegacia de Crimes Ambientais

Vigilância Sanitária recolhe medicamentos descartados de forma ilegal em Mangabeiras
A equipe realizou o recolhimento dos resíduos. Foto: Cortesia
A Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) realizou, nessa terça-feira (12), o recolhimento de  embalagens e medicamentos descartados de forma irregular. O órgão foi acionado para inspecionar a procedência dos resíduos que foram deixados em via pública, no bairro da Mangabeiras.

Entre os resíduos foram identificados materiais perfurantes, como agulhas de procedimentos clínicos, além de embalagens e medicamentos vencidos. A atitude de descartar esses resíduos ocasiona risco à saúde da população.

Segundo o chefe especial da Visa Maceió, Airton Santos, o órgão está formalizando um relatório técnico a fim de encaminhar o caso à Delegacia de Crimes Ambientais para investigar o caso e identificar o estabelecimento  responsável pela infração sanitária.

“O descarte desse tipo de material é responsabilidade dos hospitais, clínicas, laboratórios, consultórios, entre outros serviços, que devem possuir contrato com empresa especializada no gerenciamento desse tipo de material para prevenir os riscos de contaminação do solo, água e consequentemente da população. Este ato é uma infração gravíssima e não deve se repetir, pois pode causar risco à saúde da população pelo teor de contaminação e também ao meio ambiente”, informa Airton Santos.

Ainda de acordo com Airton Santos,  a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 222/2018, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), regulamenta as boas práticas de gerenciamento dos resíduos de saúde e regulamenta os riscos sanitários referente esse tipo de descarte indevido.

Os produtos farmacêuticos medicamentosos foram recolhidos pela Visa de modo a evitar riscos à saúde da população que passa pelo local.

Denúncia 

Para denunciar irregularidades, observadas em estabelecimentos fora das adequações sanitárias e que causam riscos à saúde da população, os maceioenses podem entrar em contato no telefone (82) 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo WhatsApp (82) 98752-2000, que funciona 24h, todos os dias, para o recebimento de mensagem de texto, foto e/ou vídeo. Todas as denúncias são anônimas, garantindo o sigilo do denunciante.