26 de junho de 2024Informação, independência e credibilidade
Esportes

Segmento na abertura das Olimpíadas com a Nintendo teria Mario, Zelda e Lady Gaga

Scripts mais antigos mostram Shigeru Miyamoto na criação de uma seção do show inspirada no “mundo de videogames 8-bit”

No final dos Jogos Olímpicos Rio 2016, a franca participação de personagens de Anime, com Mario atravessando o mundo dentro de um cano e aparecendo do outro lado como o primeiro-ministro Shinzo Abe, trajando um uniforme do encanador da Nintendo, criou imensa expectativa com o show que os japoneses iriam apresentar nas suas Olimpíadas, em 2020.

Então veio a pandemia.

Os jogos, adiados por mais de um ano e que hoje são realizados em arenas vazias, tentativas de distanciamento e número recorde de casos de Covid-19 em Tóquio, sem dúvidas, frustrou os japoneses e amantes das Olimpíadas, que agora podem apenas imaginar o que iria acontecer.

Abertamente, a Toyota, patrocinada master dos Jogos Olímpicos, declarou que boicote ao evento, por não concordar com sua realização. Já outras personalidades e empresas, aos poucos vão revelando uma situação semelhante. Seja por boicote ou por simples impedimento.

É o caso da Nintendo, como afirma a publicação japonesa Shukan Bunshun.

Em matéria publicada nesta quarta-feira (28), o veículo diz ter obtido 11 versões diferentes de roteiros para a cerimônia de abertura da competição esportiva e relatou algumas das atrações supostamente planejadas. Entre elas, estariam Super Mario e outras séries da empresa japonesa de videogame.

Segundo o veículo, em scripts mais antigos, ninguém menos do que Shigeru Miyamoto, desenvolvedor e criador de Mario, Donkey Kong, Zelda e demais jogos da Nintendo, teria participado da criação de uma seção do show inspirada no “mundo de videogames 8-bit”.

O diretor teria viajado a Tóquio todas as semanas para reuniões e trabalhos com a coreógrafa Mikiko Mizuno. A sequência contaria com títulos como Super Mario e Space Invaders.

Adiamento e mudança

Com o adiamento dos Jogos, por causa da pandemia de Covid-19, a organização substituiu seu diretor criativo. Hiroshi Sasaki assumiu o cargo em dezembro de 2020. Mizuno deixou seu posto logo após.

A entrada de Sasaki no comando teria levado a uma série de revisões do roteiro que, eventualmente, cortou todo esse segmento sobre games. A Shukan Bunshun afirma que essa ação não caiu muito bem aos olhos da Nintendo.

Em outra versão da abertura, de outubro de 2020, a cantora Lady Gaga iria aparecer de dentro de um cano de Mario similar ao usado no encerramento dos Jogos Olímpicos do Rio. Vestindo o chapéu do encanador, ela voltaria para dentro do cano e seria substituída pela comediante japonesa Naomi Watanabe.

Até um mês antes do evento, a participação da Nintendo constava em um script da abertura dos Jogos, em 16 de junho de 2021. Durante o desfile das nações, composições de Super Mario, The Legend of Zelda e Pokémon tocariam. Porém, como nada disso aconteceu, tudo indica que as mudança aconteceram em cima da hora.

A publicação lembra também que, devido ao avanço do novo coronavírus, a realização das Olimpíadas foi criticada pelo povo japonês, fazendo com que muitas empresas removessem seu apoio ao torneio. Sendo assim, a Nintendo não respondeu à Shukan Bunshun se ela foi retirada ou pediu para sair da abertura.

Agora, resta imaginar como seria o que planejaram 5 anos atrás.