21 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Agreste: Expansão do Hospital de Emergência é inaugurada nesta quarta

Com ampliação, número de leitos será triplicado, passando de 40 para 120 e deixará de ser uma “Unidade” de Emergência

O governador Renan Filho e o secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira, inauguram nesta quarta-feira (4), às 10h, a obra de reforma e expansão do Hospital de Emergência Daniel Houly, em Arapiraca. Com a reforma, o número de leitos será triplicado, passando de 40 para 120, além de ter garantida a ampliação da área de UTI, que elevou o número de 13 para 20 leitos.

Dos 80 leitos que serão entregues, 60 estão na ala de internação, que receberá o nome do cirurgião Rodrigo Catunda. O jovem médico, de 35 anos de idade, era especialista em cirurgias buco-maxilo-facial, e morreu há quatro anos, na cidade do Recife. Inaugurado no dia 18 de julho de 2003, com 15 anos de história e média anual de 45 mil atendimentos, a unidade hospitalar é especializada na assistência a vítimas de traumas de Média e Alta Complexidade.

Diariamente, o hospital presta atendimento aos alagoanos de 50 municípios do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco, além de usuários dos estados de Pernambuco, Sergipe e Bahia. Por conta disso, a antiga Unidade de Emergência do Agreste foi elevada a uma nova classificação no Ministério da Saúde (MS), e passa agora ser Hospital de Emergência Daniel Houly.

Delmiro Gouveia

O município de Delmiro Gouveia também deve ganhar um novo hospital regional, para atender oito municípios do Sertão alagoano. Orçado em R$ 32,8 milhões, o novo equipamento de saúde será referência no tratamento da população do interior e, além disso, ajudará, diretamente, a diminuir o grande fluxo de pacientes no Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca, e no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió.