29 de julho de 2021Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Alagoas recebe nesta semana mais de 135 mil doses da AstraZeneca, Coronavac e Pfizer

Doses fazem parte das 8,4 milhões de vacinas que o Ministério da Saúde recebeu nesta semana

Carla Cleto (Ascom Sesau)

Neste final de semana, o Ministério da Saúde confirmou que recebeu mais de 8,4 milhões de doses de vacinas Covid-19. As doses vão reforçar o Programa Nacional de Imunizações (PNI) assim que chegarem aos estados e Distrito Federal.

Entre os imunizantes recebidos pela Pasta, estão 4,4 milhões de doses da Astrazeneca/Fiocruz e 2 milhões Coronavac/Butantan, produzidas no Brasil, e 924 mil da Pfizer/BioNTech, que chegam ao país direto dos Estados Unidos.

Alagoas

Desta nova remessa, Alagoas deve receber 135.870 novas doses. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) já foi informada da quantidade e aguarda apenas que o Ministério confirme a data em que as vacinas serão transportadas.

Mais precisamente, o novo lote vai disponibilizar 89.350 doses da AstraZeneca/Fiocruz/Covax, 18.720 doses da Pfizer e 27.800 doses da CoronaVac/Butantan.

É esperado portanto que em Alagoas diminua mais ainda a faixa etária da imunização. Hoje, o governo do Estado determina município vacinem pelo menos os alagoanos de 38 anos. Alguns municípios, no entanto, vão além. Na capital Maceió, embora apenas no ônibus da vacina, são imunizados os maceioenses com 35 anos.

Total

O Ministério da Saúde já distribuiu de forma proporcional aos estados e ao Distrito Federal cerca de 154,3 milhões de vacinas dos laboratórios. São mais de:

  • 75,9 milhões de doses da Astrazeneca/Oxford;
  • 57,7 milhões da Coronovac/Sinovac;
  • 16,3 milhões da Pfizer/BioNTech;
  • 4,7 milhões da Janssen/Johnson&Johnson.

O Brasil superou nesta sexta-feira (16) mais de 120 milhões de doses da vacina Covid-19. Mais de 88,3 milhões de pessoas já receberam a primeira dose da vacina. Isso significa que 55% do público-alvo já foi imunizado até agora.

No Brasil, a população vacinável é composta por pessoas maiores de 18 anos, o que corresponde a mais de 160 milhões de brasileiros.
Até o momento, mais de 33,2 milhões de brasileiros completaram a imunização. São pessoas que já tomaram a segunda dose ou imunizante de dose única, ou seja, mais de 20% do público-alvo no país.