25 de junho de 2024Informação, independência e credibilidade
Expresso

Alagoas tem a maior queda de homicídios em agosto na história

No acumulado de janeiro a agosto, este foi o melhor resultado desde 2021 e o segundo melhor resultado de toda a série histórica

Em coletiva de imprensa, no dia seguinte de sua viagem à China, o governador Paulo Dantas (MDB) apresentou, ao lado da Secretaria de Segurança Pública, os dados de segurança do estado de Alagoas, referentes ao mês de agosto.

Em julho deste ano, o Estado havia registrado 77 mortes violentas intencionais. Neste mês, os dados mostram que houve uma queda de aproximadamente 27% nos casos.

Segundo os números, Alagoas registrou seu o melhor resultado de toda a série histórica, que é aferido desde 2012, e nesse quesito está incluído uma queda em mortes violentas intencionais.

No período, não foi registrado nenhum feminicídio.

A melhora nos resultados foi creditada ao trabalho integrado das secretarias do Estado. Além disso, graças aos concursos públicos, o Governo contará com mais de 1000 homens e mulheres da PM a disposição da sociedade alagoana.

Somente neste ano, já foram nomeados 302 policiais civis. Isso dá um total de mais de 1.500 servidores públicos nas ruas na área de segurança.

“Esse resultado é extraordinário e representa todo o trabalho de integração das polícias e o investimento que o governo do Estado tem feito em ciência, tecnologia, inovação, além da contratação de pessoal para reforçar a segurança. Agora em setembro, contaremos com mais de 1.500 novos servidores da área nas ruas, garantindo mais tranquilidade e paz social”.

Acumulado

O delegado José Carlos explicou que, em 2023, foram registrados 56 homicídios no estado. “É o melhor da série histórica”, avaliou, comentando que, em comparação ao mesmo período de 2022, a redução foi de quase 20%.

No acumulado de janeiro a agosto, este foi o melhor resultado desde 2021 e o segundo melhor resultado de toda a série histórica. Isso aponta que o estado fechará o ano com os melhores resultados.