25 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Maceió

Auxílio-moradia: Mais de 520 imóveis precisam ser evacuados no Pinheiro

Já foram encaminhados ao Governo Federal 320 cadastros de família tiveram imóveis com danos em decorrência do surgimento de fissuras

Após o repasse dos recursos para as 80 primeiras famílias no bairro Pinheiro, incluída na ajuda humanitária cedida pelo Governo Federal, realizado na semana passada, a Defesa Civil aguarda a liberação de dois novos lotes do pagamento de auxílio-moradia, que contemplam 240 proprietários cadastrados.

Todas estas família tiveram imóveis com danos em decorrência do surgimento de fissuras. Ao todo, já foram encaminhados ao Governo Federal 320 cadastros. Os recursos do segundo e terceiro lote, quase 250 do total, devem ser liberados a partir da próxima semana.

E o titular da Defesa Civil de Maceió, Dinário Lemos, afirma que conforme mapeamento, 526 imóveis devem ser evacuados. A estimativa anterior era de 493 evacuações, no entanto, após as chuvas da última semana, técnicos avaliaram a necessidade de retirar mais 33 imóveis que não constavam anteriormente na lista.

Do total de imóveis mapeados, segundo reitera Dinário Lemos, 408 proprietários já tiveram seus cadastros realizados e, destes, 88 estão com pendência em relação à documentação, por isso ainda não foram encaminhados ao Governo Federal. As demais vistorias e cadastros devem ser realizadas nas próximas semanas.

“Conforme solicitamos, 80 famílias já tiveram acesso ao benefício e aguardamos para a próxima semana a liberação para mais 240 cadastrados. Seguimos com as vistorias diariamente e 408 já foram cadastrados, no entanto 88 deles ainda estão com documentações em falta e, assim que resolvidas as pendências, encaminharemos nova solicitação para a liberação do auxílio-moradia”. Dinário Lemos, titular da Defesa Civil de Maceió.

Entre as evacuações, são 60 casas e 466 apartamentos entre os residenciais Jardim Acácia, Potengy, Divaldo Suruagy, Belo Horizonte, Espanha, Vida Bela, Lagoa Rocas, San Francisco, Marrakech e Edifício Adriano. Todas as informações sobre o auxílio-moradia podem ser acessadas aqui.

Nova etapa

Equipes do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e da Defesa Civil Municipal realizam uma nova etapa da análise geofísica do subsolo do Pinheiro, bairro de Maceió que sofre com rachaduras, fissuras e ordens de evacuação.

Desta vez, a investigação prossegue até mil e quinhentos metros abaixo da terra, ultrapassando a camada de sal, e devem durar 20 dias.