20 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Esportes

Basquete: LeBron James quebra recorde e se torna o maior pontuador da história da NBA

Astro dos Lakers deixa para trás marca que perdurava há quase quatro décadas

Com os braços erguidos, James celebra a conquista do feito histórico – Reprodução / Jumper Brasil

Por Dyego Barros

Quando LeBron James pisou na Crypto Arena para enfrentar o Oklahoma City Thunder na noite de ontem (7), estava determinado a escrever um novo capítulo em uma das mais impactantes histórias do esporte. Detentor de quatro anéis de campeão da NBA e números que seguem se multiplicando ao longo de uma jornada que já dura duas décadas, ‘King James’ estava a apenas 36 pontos de ultrapassar o lendário Kareen Abdul-Jabbar e se tornar o maior pontuador da principal liga de basquete do mundo.

Entre os fãs e familiares do astro de 39 anos, personalidades do mundo da música e do cinema, como Jay-Z e Denzel Washington, também marcavam presença no antigo Staple Center, para a partida que teve ticket médio de R$ 9 mil e ingressos que podiam custar até 52 vezes mais.

Ciente da responsabilidade de não decepcionar o público, LeBron tratou de ser LeBron. Liderando os companheiros e agressivo no ataque, o camisa 6 dos Lakers foi para o intervalo com 20 pontos anotados entre o primeiro e o segundo quarto. Faltavam apenas 16. Uma missão relativamente fácil para o dono de uma longevidade invejável, que o mantém no topo desde 29 de outubro de 2003, quando estreou diante do Sacramento Kings, vestindo a camisa do Cleveland Cavaliers.

Restando 10 segundos para o fim do terceiro quarto, o momento pelo qual todos aguardavam: LeBron James recebe a bola próximo ao garrafão, encara o marcador, salta e arremessa. Estava feito.

De braços abertos, o Rei corre para o centro da quadra, festejando a marca de 38,388 pontos na carreira, enquanto os presentes o aplaudiam de pé. O jogo é interrompido para uma rápida homenagem e, em um gesto de generosidade e reconhecimento, o próprio Kareen, dono do recorde anterior, com 38,387 pontos, se apresenta para ‘coroá-lo’, entregando a bola do feito histórico para um ‘Bron’ emocionado.

– Poder estar com todas essas pessoas, todos esses ídolos aqui… Por favor, aplaudam de pé o Capitão [Kareem Abdul-Jabbar]. Isso é para minha esposa, meus meninos, minha mãe, todo mundo. Eu não seria eu sem vocês. Para a NBA, para Adam Silver, obrigado. Nunca poderia imaginar nada melhor do que isso em um milhão de anos. Obrigado, gente! – declarou James, após a homenagem.

Os Lakers perderam a partida por 133 a 130 e seguem ameaçados de não disputar os playoffs. Mas, neste dia especial, o resultado foi apenas um detalhe.

Para a felicidade dos amantes da bola laranja, as imagens que hoje correm o mundo ficarão gravadas para a eternidade, a exemplo dos tantos registros de Michael Jordan, Kobe Bryant e outros gênios das quadras.