20 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Esportes

Boca Juniors desbanca o Palmeiras nas penalidades e decidirá Libertadores contra o Fluminense

Romero decide outra vez e leva o hexacampeão da principal competição do continente à uma final após 5 anos

Foto: Nelson Almeida / AFP

Por Dyego Barros

Boca Juniors e Fluminense decidirão a Copa Libertadores da América de 2023 no dia 4 de novembro, no Maracanã. Depois do Flu desbancar o Internacional, na noite de ontem, em uma das semifinais da competição, o gigante argentino superou o Palmeiras, nas penalidades (4×2), após um empate de 1 a 1 no Allianz Parque, em jogo disputado nesta quinta-feira (5), e se credenciou à finalíssima da principal competição do continente.

No tempo regulamentar, Cavani tratou de colocar os visitantes na frente, aos 23’ da primeira etapa, depois de ótima jogada do ex-palmeirense Merentiel. Diante do placar adverso, que persistiu até o intervalo, Abel Ferreira apelou para os jovens Endrick e Kevin, que mudaram a cara da partida nos 45 minutos finais. Beneficiado pela expulsão de Marcos Rojo, duplamente amarelado pelo árbitro Andres Matonte (URU), o Verdão era só pressão, e chegou ao gol que levaria a definição para a marca da cal com o lateral Piquerez.

Nas penalidades, mais uma vez brilhou a estrela de Sergio Romero: o arqueiro de 36 anos se agigantou na frente dos palestrinos e defendeu as cobranças de Raphael Veiga e Gustavo Gomez. Do lado Xeneize, apenas Cavani parou em Weverton. Desta forma, os hermanos fecharam a série em 4 a 2 e se garantiram na final.

Curiosamente, o Boca chega à decisão do torneio da Conmebol sem ter vencido nenhum jogo na fase de mata-mata, tendo deixado pelo caminho, em circunstâncias bem semelhantes, também Nacional (URU) e Racing (ARG). Desde 2018, o ‘Azul y Oro’, hoje administrado por Riquelme, não disputava uma decisão de Libertadores.