18 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Bolsolão do MEC: PF abre inquérito para investigar suspeita de corrupção

Áudios flagraram o titular do MEC afirmando que prioriza dois pastores e que estes definem parte dos recursos da pasta de Educação

A Polícia Federal abriu ontem (24) um inquérito para apurar suspeitas de corrupção envolvendo verbas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), ligado ao Ministério da Educação.

O pedido de inquérito foi feito pela Controladoria Geral da União (CGU). Paralelamente, já existe um inquérito no Supremo Tribunal Federal que apura a possível participação do ministro no caso.

Leia mais: Bolsonaro diz que ‘bota a cara no fogo’ por ministro que prioriza pastores

Milton Ribeiro é alvo de investigação por suposto favorecimento na liberação de recursos para prefeituras por meio da intermediação de dois pastores. Os religiosos também são alvo do inquérito que foi aberto pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a pedido da Procuradoria Geral da República (PGR).

No início dessa semana, áudios flagraram o titular do MEC afirmando que prioriza dois pastores, que não fazem parte da pasta, e que estes definem parte dos recursos da pasta de Educação. Um prefeito, inclusive, afirmou que um destes pastores pediu uma barra de ouro em troca da garantia de verbas.

Leia mais: Corrupção no MEC: Prefeito diz que pastor pediu 1 kg de ouro por verba

Ontem mesmo, Jair recusou que Milton Ribeiro colocasse seu cargo à disposição e resolveu manter seu ministro da Educação. Apesar do escândalo do Bolsolão.