7 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Bolsonaro: Brasileiro não sabe o que é ditadura

Declaração foi dada após falar com primeiro ministro da Hungria, que acabou com estudos de gêneros nas escolas

Após conversar por telefone com o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, o presidente eleito Jair Bolsonaro chegou à conclusão de que o brasileiro não sabe o que é ditadura”.

Ele usou o país húngaro como exemplo, que, segundo suas palavras, “sofreu muito com o comunismo no passado, tem um povo que sabe o que é ditadura. O povo brasileiro não sabe o que é ditadura aqui ainda. Não sabe o que é sofrer nas mãos dessas pessoas”, afirmou a jornalistas.

Ato falho ou não, é curioso a declaração do presidente eleito. Ao dizer que o brasileiro não conhece “ainda”, parece soar como promessa. Além disso, parece que da mesma forma existe um sofrimento não mão de outras pessoas.

De qualquer forma, Bolsonaro pode estar certo. O brasileiro médio teve educação tão precária que realmente não sabe o que é ditadura, tanto que pede pra que ela volte achando que ele era muito boa pra vida dele. E alguns, até mesmo, receberam educação.

Escolas da Hungria

Viktor Orban reiterando a decisão de excluir os estudos de gênero da lista de diplomas oficiais do país, onde um novo programa educacional conservador e nacionalista introduz um perigoso sexismo nas escolas e que incita as mulheres a ficarem em casa e fazerem filhos.

Os colegiais húngaros aprendem, a partir de 2018, que “meninos e meninas não possuem as mesmas capacidades físicas e aptidões intelectuais” e que os novos livros obrigatórios de Moral e Cívica ensinam agora que “ter relações sexuais fora do casamento é um pecado”.