19 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Bolsonaro chama Lula de usurpador por ir à cúpula climática da ONU

“Ainda sou o presidente, Porra”, diz Bolsonaro que segue em negação sobre a derrota nas urnas

Jair Bolsonaro desabafou aos auxiliares e queixou-se da decisão de Luiz Inácio Lula da Silvia de comparecer à conferência climática da ONU, a COP27, no Egito.

A COP27 começa neste domingo (6) e reúne, até o dia 18 de novembro em Sharm El Sheikh, no Egito, representantes oficiais de governo e da sociedade civil para discutir maneiras para enfrentar e se adaptar às mudanças climáticas.

Ele chamou o sucessor de “usurpador” e o acusoude vestir a faixa presidencial antes da hora. “Ainda sou o presidente, porra!”, declarou ele ainda em negação sobre a derrota nas urnas e seu futuro no governo federal.

Na verdade, Lula, vendedor das eleições presidenciais, recebeu um convite formal do anfitrião, o presidente egípcio Abdel Fatah al-Sissi. Já Bolsonaro preferiu não comparecer e sua ausência empurrará mais holofotes na direção de Lula.

Jair também jura que Lula vai à COP27 para “falar mal do Brasil”, ignora o fato de que foi a sua péssima gestão ambiental e internacional que prejudicou o país. No entanto, Lula vê a cúpula climática como palco providencial para a retomada do protagonismo ambiental do Brasil.

Entre os chefes de Estado que desfilarão pelo tapete vermelho da COP27 estão o americano Joe Biden, o francês Emmanuel Macron e o alemão Olaf Scholz, entre outros com quem Lula deve ter conversas bilaterais.

COP 27

Segundo versão oficial do governo Bolsonaro, o Brasil vai aproveitar a Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP27) para mostrar, ao mundo, o potencial que tem para a geração de energia limpa e barata. No caso, a chamada “energia verde”, termo adotado para a energia gerada de forma 100% renovável, de forma a não poluir o meio ambiente.

Os debates terão, como eixo principal, o novo relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), que analisa vulnerabilidades, capacidades e limites do mundo e da sociedade para se adaptar às mudanças climáticas.