29 de julho de 2021Informação, independência e credibilidade
Esportes

Brasil vence Venezuela na Copa América, mas SBT perde na audiência para o Domingão sem Faustão

Com Havan na camisa, Bolsonaro celebrou transmissão em rival da Globo, mas o jogo teve a menor audiência da história do torneio da Conmebol

Confirmada pelo governo brasileiro com tratativa recorde que nem se comparam com a negociação de 9 meses com a Pfizer para compra de vacinas, começou a Copa América sediada no Brasil e com transmissão do SBT – fato comemorado pelo presidente Jair Bolsonaro, que trajou a camisa do Brusque, patrocinada pela Havan.

Em campo, o Brasil venceu por 3 a 0, com gols de Marquinhos, Neymar e Gabigol. Fora de campo, o esperado: a delegação venezuelana sofreu com quase 20 casos positivos de Covid-19 e mesmo sem Faustão (que precisou tratar uma infecção urinária), a Rede Globo venceu na audiência com o Domingão do Faustão apresentado por Thiago Leifert.

O SBT não só deixou de liderar a audiência como deteve um recorde negativo: o primeiro jogo do torneio foi assistido por dois milhões e 793 mil pessoas, pior número desde o confronto entre a Seleção Brasileira e Equador, em 2016.

Antes do Domingão, a Globo já havia levantado sua audiência com um Flamengo x América-MG, Atlético-MG x São Paulo e Grêmio x Athletico-PR em suas praças pela Série A do Brasileirão.7, às 16h.

Números

Em São Paulo, a média alcançada pelo SBT foi de 13,6 pontos, com pico de 15,8 às 19h51. Já a emissora carioca, enquanto a partida acontecia no Mané Garrincha, bateu 16,4 pontos com pico de 18,6 às 19h52

A vantagem sobre a rival também aumenta levando em consideração o pré e pós jogo do SBT. A Globo bateu, entre 17h36 e 19h59, 17 pontos na média, enquanto a transmissão da Copa América na rede de Silvio Santos atingiu 12,4 pontos.

O SBT, no entanto, ostentou números confortáveis. No período de uma semana, com a exibição da estreia da Seleção Brasileira, a rede cresceu 55% em audiência. No domingo anterior, o SBT atingiu 8,8 pontos com a exibição de dois programas no mesmo horário.