20 de abril de 2021Informação, independência e credibilidade
Maceió

Começa a vacinação de idosos com mais de 85 anos em Maceió

Vacinação acontece em três pontos diferentes da capital: Shoppings Pátio e Maceió, além do estacionamento do Jaraguá

Fotos: Fátima Almeida

Já com 6.800 doses da vacina AstraZeneca/Oxford à disposição, Maceió iniciou nesta quinta (28) a imunização contra a Covid-19 dos idosos a partir dos 85 anos.

A vacinação acontece três pontos em diferentes locais da capital: as vacinas são aplicadas, inicialmente, em uma tenda no estacionamento do Shoppings Pátio (Benedito Bentes) e na área de eventos do Maceió Shopping (Mangabeiras). Além destes pontos, será instalado um “drive-thru” no estacionamento do Jaraguá.

Como apenas no Jaraguá há o sistema de drive-thru, já há registros de aglomeração nos outros dois pontos. Há cadeiras para os idosos e até o momento não houve ocorrências de problemas, mas como todos estão acompanhados, a aglomeração se tornou inevitável.

Os profissionais de saúde estão recebendo apoio da Guarda Municipal e os três pontos vão funcionar das 10h às 16h. Para realizar a imunização, os usuários devem levar um documento com foto e CPF. Esses postos são exclusivos para a vacinação dos idosos.

O vice-prefeito de Maceió, Ronaldo Lessa, que está presente nesse início de vacinação no Parque Shopping e representa o prefeito JHC, e respondeu sobre o primeiro dia:

“Abrimos espaço para as pessoas (…) e a TI colocou a internet para funcionar para agilizar o processo. E com a direção do Shopping foi mudada a saída para simplificar e ajustar (a entrada) as pessoas que chegam para aumentar a distância. (…) Esperava que viesse mais devagar. Tanto o drive-thru tá “topado”, como aqui. A gente imaginava que seria mais lento, até porque hoje é dia de chuva. Tudo isso exige da gente adaptações”. Ronaldo Lessa, vice-prefeito de Maceió.

Profissionais de Saúde

Os profissionais de saúde continuarão sendo vacinados em seus locais de trabalho, conforme etapa prevista no Plano Municipal de Imunização e agendamento da Gerência de Imunização da SMS junto à instituição.

Diferente da Coronavac, que possui o intervalo entre doses de 21 dias, a segunda dose da AstraZeneca só deve ser administrada após 12 semanas da primeira aplicação.

Cadastramento para idosos acamados

Já foi iniciado o cadastramento exclusivo para idosos acamados, a partir dos 85 anos, das 8h às 17h, por meio do telefone 3312-5589.

Para realizar o cadastro é necessário nome completo, idade, data de Nascimento, CPF, endereço compA vacinação nos domicílios dos idosos acamados iniciará na quinta-feira (28).

Não recomendados

Não devem ser vacinadas pessoas com sintomas gripais ou que tiveram Covid-19 há menos de 30 dias. Também é necessário um intervalo de 14 dias para qualquer vacina que o usuário tenha recebido, como dT [difteria e tétano], Hepatite B, etc.

Pessoas em uso de corticosteroide há mais de 14 dias, em dosagem superior a 20 mg/dia, ou drogas imunossupressoras precisam aguardar o término do tratamento (de 30 a 90 dias a depender da droga) para receber qualquer vacina.

Já os pacientes com doença reumatológica imunomediada ou outras doenças em uso de corticosteroide contínuo diário precisam de avaliação do profissional que o acompanha para autorização da vacinação. Nestes casos, é necessário apresentar a prescrição médica.