Um novo foco tem ganhado espaço ascendente no ranking dos principais problemas que preocupam a população brasileira. As últimas pesquisas de opinião mostram que, pela primeira vez, ao longo da história, a corrupção aparece dividindo o topo da lista com a área da saúde, que há muito lidera a opinião pública como o principal problema do país.
Na última pesquisa do instituto Datafolha, divulgada dia 13 deste mês, por exemplo, a corrupção aparece com 22% das menções espontâneas, coladinho na saúde, que aparece com 23%. E percebe-se na análise de pesquisas anteriores, que a tendência é crescente. Em junho de 2013, por exemplo, a corrupção aparecia com 11% das citações, enquanto a saúde disparava, com 48%.
Em fevereiro deste ano, no auge da repercussão da Operação Lava-Jato, o tema já ocupava lugar de destaque, com 21%, mas a saúde ainda liderava absoluta, com 5% à frente – liderança ameaçada, portanto.
É o sinal dos tempos!
Visão ampliada
De acordo com a última pesquisa Datafolha, educação ainda ocupa lugar de destaque na preocupação do povo brasileiro – um terceiro lugar, com 10% das citações – mas além da corrupção, outros elementos se projetam e passam a ganhar um olhar mais atento da população. A inflação, que em fevereiro passado, aparecia com 3%, agora aparece com 7% das citações, ocupando um quinto lugar no ranking, logo atrás do desemprego (8%) e empatada com violência/segurança (7%) – cujas citações caíram pela metade entre março e abril.
Reflexo da democracia, que permite ao cidadão ampliar o foco e desenvolver censo crítico, a partir do acesso à informação.
É assim. E que assim seja…