18 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Esportes

CRB tira 11 jogos de invencibilidade do Londrina e respira na Série B

Com dois gols de Willians Santana, Galo venceu fora de casa e agora precisa apenas de um empate no Rei Pelé para evitar a Série C

O CRB teve um jogo extremamento complicado na noite desta sexta-feira. Pela 37ª e penúltima rodada da Serie B do Campeonato Brasileiro, o time alagoano precisava vencer o Londrina fora de casa. O adversário não sabia o que era derrota há 11 rodadas e queria o triunfo para sonhar com a Série A.

Mas o Estádio do Café, no norte do Paraná, viu um CRB valente, dois gols de Willians Santana e um placar de 2 a 1 para os visitantes. O Londrina perde sua série invicta, sendo uma sequência inacreditável de 8 vitórias seguidas em casa e o Galo mais do que respira: fora da zona de rebaixamento, depende apenas de si para não cair para Série C.

Com 55 pontos, em sétimo lugar, o Londrina não depende só dele para chegar à elite. Teria que vencer o Guarani, em Campinas, na última rodada, e torcer por tropeços de seus concorrentes em cinco partidas.

Já o Galo atingiu os 45 pontos, ficando em 14.º lugar e deixando para trás Criciúma e Oeste. Está quase livre do rebaixamento, dependendo de um empate em casa diante do Figueirense.

O Jogo

O CRB, montado pelo técnico Roberto Fernandes para se jogar na defesa, abriu o placar logo aos dois minutos. Paulinho lançou em direção à pequena área e Willians Santana testou consciente e sem chances de defesas para Vagner.

Eram 24 mil torcedores no estádio, que não acreditaram no que acabara de acontecer. Mas o Londrina não se abateu, jogando pra frente com a força da torcida, carimbando a trave regatiana e sofrendo um pênalti.

O Galo não aceitou a marcação do árbitro Marcelo de Lima Henrique, que viu Everton Sena empurrando Dagoberto. Aliás, pediu um árbitro FIFA, sem sucesso. Mas Dagoberto, que não tinha nada a ver com isso, empatou na cobrança do penal, aos 26 minutos, e assumiu a artilharia da competição com 17 gols.

E o Londrina, que não joga a Série A desde 1982, seguia pressionando.

O jogo seguiu assim até a virada do intervalo e durante o segundo tempo. Mesmo assim, o Londrina não conseguia marcar o gol da virada e a eficiência total foi do CRB.

Na primeira vez que chegou ao ataque no 2º tempo, o CRB marcou o segundo gol, novamente com Willians Santana, desta vez aproveitando rebote aos 30 minutos. O gol agora desestabilizou o Londrina, que ficou exposto aos contra-ataques alagoanos.

Nos últimos minutos, o Londrina fez pressão total. E ainda teve três chances com Dagoberto. A última chance saiu aos 50 minutos, quando Dagoberto cobrou escanteio, a bola desviou na pequena área, foi defendida por João Carlos e ainda tocou no travessão. Mas foi isso.

O Galo, gigante, arrancou uma vitória importantíssima contra um time que não perdia há 11 jogos. E que só sabia vencer em casa nas últimos oito partidas.

Última rodada

Na próxima rodada, o CRB agora, no Rei Pelé, joga contra o Figueirense, no sábado (24) às 16h. Nenhum dos dois está inteiramente livre do rebaixamento, que agora pode se tornar grande preocupação do Paysandu, que já jogou nesta rodada. No próximo sábado, eles enfrentam o Atlético-GO.