14 de junho de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Croácia garante vaga para sua primeira final de Copa do Mundo

Inglaterra saiu na frente, mas perdeu de 2×1 para os croatas; Final será contra a França neste domingo e as duas equipes chegam invictas para decisão

Com uma vitória por 2 a 1 sobre a Inglaterra, após sua terceira prorrogação seguida, a seleção da Croácia desta vez não precisou dos pênaltis para se classificar para a primeira final da sua história. Após 120 minutos de jogo em Moscou, eles conseguiram a classificação com Mandukic, que fez o gol da virada no começo do segundo tempo da prorrogação.

Trippier abriu o placar de falta, logo no início do primeiro tempo e com isso a Inglaterra abdicou do ataque durante maior parte do tempo, após perder uma série de gols. Os croatas persistiram e empataram com Perisic na segundo etapa. O gol da virada chegou para confirmar quem estava melhor em campo, para decepção do artilheiro desta Copa, Harry Kane.

A seleção dos inventores do futebol mais uma vez jogou um futebol de retranca e resta apenas a disputa do terceiro lugar. A torcida, que cantou durante toda a Copa do Mundo “It is coming home” pelas ruas de Moscou, vai ter que esperar mais um ciclo de quatro anos para tentar disputar uma final. A única foi em casa, na Copa de 1996, no seu único título mundial.

Quem espera pela seleção xadrez é a França, que busca seu bicampeonato após bater a Bélgica nesta terça. Já a Croácia, em sua primeira final de copa, quer ser campeã inédito na galeria dos mundiais

No sábado, às 11h (de Brasília), em São Petersburgo, o Bélgica e Inglaterra jogam para decidir quem fica com o simbólico bronze. E no domingo, ao meio-dia, no mesmo Estádio Olímpico Lujnik desta semifinal, França e Croácia decidem quem fica com o título da 21ª Copa do Mundo.