8 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Esportes

CSA frustra Rei Pelé e precisa vencer na última rodada pra chegar na Série A

Avaí venceu por 1 a 0 e tirou do Azulão a vice-liderença da Série B

O clima era de festa. No G4 desde a quarta rodada, o CSA entrou em campo contra o Avaí em um Rei Pelé lotado e vibrante, pela 37.ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Após 32 anos, o time poderia garantir sua volta à primeira decisão.

A torcida azulina fez um mosaico com as imagens de Felipão, que jogou no CSA; Marta, a melhor jogadora do mundo por seis vezes e presente num camarote do estádio e ao cantor Eliezer Setton. Mais de 18 mil torcedores lotaram o Rei Pelé.

Mas o Avaí, rival direto neste objetivo, estava no caminho, e frustrou toda a animação azulina. Os visitantes venceram o CSA por 1 a 0, com gol ainda no primeiro tempo. O Azulão ainda perdão Xandão, que levou cartão vermelho por uma falta destrambelhada.

O time catarinense, que teve um jogador expulso ainda no primeiro tempo e que não vencia há três jogos, assumiu a vice-liderança, com 60 pontos e agora só depende de suas forças para voltar à elite. Precisa apenas de um empate em casa com a Ponte Preta na última rodada.

O CSA, por outro lado, que não perdia há cinco jogos, continua com 59 pontos e vai precisar vencer o rebaixado Juventude na última rodada, em Caxias do Sul (RS). Claro, ainda há os jogos de Atlético-GO e Goiás nesta rodada.

O Jogo

Com as duas equipes precisando vecer, o jogo começou nervoso. E com 15 minutos, o lateral Igor Fernandes caiu de mal jeito e fraturou o braço direito, deixando o campo direto pro hospital. Ele foi substituído por Capa, que antes do final do primeiro tempo viria a ser expulso.

O jogo ficou morno, sem nenhum lance agudo, até que aos 38 minutos o Avaí abriu o placar. Guga cobrou escanteio em curva e Getúlio testou cruzado de cabeça, mandando no canto esquerdo de Lucas Frigeri. Pouco antes da expulsão de Capa, por falta em Neto Berola.

No segundo tempo, o Avaí reforçou o sistema defensivo. Marcelo Cabo tentou forçar o ataque com as entradas de Judivan e Rubens, nos lugares de Berola e Daniel Costa. Mas tudo ruiu com a expulsão de Xandão, que completamente sem jeito meteu as travas da chuteira nas costas de Getúlio, aos 18 do segundo tempo.

Ambas as equipes ficaram com 10 em campo e o nível da partida caiu bastante. Não sem antes o Avaí beliscar a trave ou com o CSA perdendo chances no final da partida. Mas a bola apenas passava ao lado do gol ou mesmo atingindo o travessão.

Próxima Rodada

Resta o consolo ao CSA de que Avaí e Ponte Preta, hoje segundo e terceiro colocados, se enfrentam na rodada final, enquanto que o Azulão joga fora contra o Juventude. Goiás, que ainda hoje enfrenta o Oeste, encerra sua participação contra Brasil de Pelotas. Já o Vila Nova, que enfrenta o Criciúma, encerra contra o São Bento.