26 de setembro de 2021Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Decreto: Governo de AL amplia capacidade de público em estabelecimentos e eventos

Estado apresentou melhoras, mas a pandemia não acabou, inclusive sob a ameaça de novas mutações, como a variante Delta

O Governo de Alagoas publica no Diário Oficial do Estado (DOE), nesta quinta-feira (02), um novo decreto emergencial prorrogando a Fase Amarela do Plano de Distanciamento Social Controlado por mais sete dias no estado.

O documento permite o aumento da capacidade de público em bares, restaurantes, academias, salões de beleza, igrejas e espaços públicos, além de ampliar o número de pessoas em eventos. A renovação tem vigência até as 23h59 do próximo dia 09 de setembro.

Alagoas continua avançando na vacinação e apresenta números cada vez melhores nos principais indicadores relacionados à pandemia de Covid-19. Mas a pandemia não acabou, inclusive sob a ameaça de novas mutações, como a variante Delta. Por isso, a colaboração da população é fundamental.

As regras continuam as mesmas para todos: evitar aglomerações, respeitar os protocolos de distanciamento social, utilizar máscara ao sair de casa e higienizar as mãos frequentemente com água e sabão ou álcool a 70%.

Além disso, a busca pela imunização é a principal forma de se vencer o vírus em definitivo. Se você ainda não se vacinou, inclusive com a segunda dose, procure um dos postos em sua cidade – é o para o seu bem e para a proteção de quem você ama.

A seguir, veja as novas medidas estabelecidas pelo decreto:

  1. Bares e restaurantes passam a operar com 75% da capacidade de público;
  2. Igrejas e templos passam a poder receber 75% da capacidade de público;
  3. Academias e clubes passam passam a operar com 75% da capacidade de público;
  4. Salões de beleza passam passam a operar com 75% da capacidade de público;
  5. Espaços públicos e privados podem abrigar práticas esportivas coletivas, sem público e sem limitação de pessoas nas equipes;
  6. Teatros, museus, circos e cinema passam passam a operar com 75% da capacidade de público;
  7. Eventos ao ar livre ampliam a capacidade de 100 pra 200 pessoas, sem venda de ingressos;
  8. Eventos em locais fechados aumentam a capacidade de 50 pra 100 pessoas, sem venda de ingressos;
  9. Horário de bares e restaurantes, no fim de semana, amplia para de 05h às 02h da manhã, mantendo o horário, durante a semana, até a meia-noite.