21 de janeiro de 2022Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Defesa Civil de Alagoas e Grupamento Aéreo ajudarão vítimas de enchentes na Bahia

Renan Filho confirmou o uso de um helicóptero e um avião para ajudar no resgate e transporte de mantimentos

Quase 50 municípios da Bahia já entraram em situação de emergência em decorrência das chuvas intensas que atingem o estado neste mês. No Natal (25), 25 cidades faziam parte da lista. Com a atualização, o número chega a 72.

Com a medida, fica autorizada a mobilização de todos os órgãos estaduais para apoiar as ações de resposta ao desastre, reabilitação do cenário e reconstrução das cidades. Costa sobrevoou e visitou, neste domingo, municípios do sul baiano onde as chuvas se intensificaram desde a última quinta-feira (23), como Ilhéus, Itabuna e Itajuípe.

E esta mobilização terá o apoio do Governo de Alagoas, visto que o governador Renan Filho destacou o apoio da Defesa Civil de Alagoas e Grupamento Aéreo, um helicóptero e um avião para ajudar no resgate e transporte de mantimentos para auxiliar no resgate de vítimas dos municípios baianos.

De acordo com o governador da Bahia, Rui Costa, 37 cidades da região estão embaixo da água, atingidas de forma mais intensa pela subida do nível dos rios. Ontem (25) eram 19.

“É uma tragédia gigantesca. Não me lembro se, na história recente da Bahia, tem algo dessa proporção pela quantidade de cidades, de casas envolvidas. É algo realmente assustador, o número de casa, de ruas, de localidades completamente embaixo de água”. Rui Costa.

O governo federal também está mobilizando diversos órgãos e ministérios em ações de resposta ao desastre natural e reconstrução de infraestrutura danificada. Até o momento, mais de R$ 19 milhões já foram disponibilizados pela Defesa Civil Nacional.

Além da PRF, aeronaves e militares das Forças Armadas darão apoio aos municípios. A ajuda federal também inclui a liberação de recursos para a compra de combustível e a convocação de técnicos e de equipes da Força Nacional do Sistema Único de Saúde.