Na fachada das lojas Bompreço, do grupo Walmart, em Maceió, uma faixa tem levado muitas pessoas a entrarem nesses estabelecimentos, na expectativa de grandes promoções: “LiquidaTudo 50%”, é o que se lê a primeira vista, e o que leva a crer que ‘tudo’ na loja está pela metade do preço.
Porém, a decepção e a reclamação dos clientes tem sido geral, ao constatarem que, na realidade, não existe praticamente nenhum produto em promoção. E só então, com o olhar mais atento, enxerga-se, na faixa, em letras bem menores, “descontos de até 50%”.
Isso não suaviza a clara intenção de enganar o consumidor, com uma propaganda que não condiz com a realidade. Maldosamente, a rede de supermercados está aproveitando o fato recente do fechamento de algumas lojas, em que se registraram ofertas reais de descontos em vários produtos, para induzir o consumidor a pensar que todas as lojas estão em liquidação, e isto não é verdade. Esses descontos de até 50% não existem, nem em tudo, nem em nada.
Pelo contrário. Nas prateleiras, sobretudo nos departamentos de supermercado, o que se vê são preços absurdamente majorados, como os registrados hoje, no Bompreço da Pajuçara. Um quilo de inhame a R$ 11,94; um quilo de alho a quase R$ 25; e um coco seco a mais de R$ 8,00 – mais que o dobro do preço praticado em feirinhas e em outros supermercados.
Agora, diga aí, Procon. Isso é ou não é propaganda enganosa?
Se é, vamos agir. O consumidor não pode continuar sendo enganado desse jeito.
Difícil é acreditar que ninguém do procon passou pelo Bompreço nesses dias! Só se movimentam quando alguém denuncia.