26 de junho de 2022Informação, independência e credibilidade
Blog da Graça Carvalho

Deu a louca no instagram do governo! Culpa do estagiário

Uma postagem nada institucional inspirada na imagem de Sandy & Junior aliada a respostas cheias de humor impulsionam likes no perfil oficial do governo de Alagoas. É pra valer?

* Por: Fátima Almeida

De repente, uma mudança radical na conta oficial do governo de Alagoas no instagram surpreendeu os seguidores nas últimas 24 horas, permeando reações entre a agradabilidade, a incredulidade e a até algumas chacotas dos mais céticos. Muita gente ficou sem entender o que de fato estava acontecendo quando, de uma hora para outra, uma postagem sobre a turnê da dupla Sandy & Junior – totalmente fora do contexto da comunicação oficial – fez a festa dos fãs.

Mais ainda, quando as respostas aos comentários postados começaram a aparecer de forma rápida, informal e divertida, com a assinatura do @governodealagoas.

Parece inspirada no modelo bem sucedido de redes sociais adotado pela Prefeitura de Curitiba, referência de leveza e interação entre o órgão público e seus seguidores.

No caso de Alagoas, não sei se foi ‘doideira de estagiário’, como muitos postaram, ou se é mesmo uma mudança para valer. Só sei que garantiu um grande impulso no número de seguidores do perfil oficial do governo. Para se ter uma ideia, até a última terça-feira (19),  a média de interação das últimas postagens tinha em torno de 4 ou 5 comentários e 100 curtidas. Um dia antes, a de maior alcance entre as recentes – falando sobre um evento de robótica e tecnologia – obteve 466 curtidas e 6 comentários – números bem acima da média.

Pois bem, de ontem para cá, o post inspirado em Sandy & Junior obteve mais de 1.300 curtidas e já soma mais de 250 comentários.

Talvez pelo inusitado, alguns críticos tentaram jogar água fria no que parece ser um aquecimento da relação virtual do governo, mas os likes renderam muito mais, resultando num surpreendente crescimento no número de seguidores ativos, que acabam chegando e ficando por alí, buscando outras publicações.

De repente, o ‘governo’ parecia humanizado. “Essa postagem é mesmo do governodealagoas? indaga um internauta. “Eu não estou acreditando que o @governodealagoas é gente como a gente”, comentava outra, entre o agrado e o espanto.

Claro que não agradou a todos. Sempre há controvérsias. Mas enquanto um crítico destilava impaciência com o “trocadilho horrível” e dizia que “isso é coisa de estagiário”, outros já rebatiam com frases do tipo: “Gente, quem é esse estagiário? Amei!”. ”Já quero conhecê-lo”. E já uma legião defendia promoção para o ‘estagiário’, que, com a conta do governo respondia de jeito descontraído: “Vou pensar com carinho’. 

Não sei se a mudança veio pra ficar. Depois de algumas horas, as respostas pararam. Talvez o interlocutor sensação tenha ido dormir – ou tomou um chá de realidade.

Mas se eu fosse o governador Renan Filho investia nesse ‘estagiário’.