26 de junho de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Dificuldade na realização de testes no Brasil explica alta taxa de letalidade de covid-19

Governador adiantou ainda que, nesta segunda, mais três pessoas morreram em Alagoas, que possui a segunda maior taxa de letalidade de covid-19 no Brasil, atrás apenas da Paraíba

Alagoas possui a segunda maior taxa de letalidade de covid-19 no Brasil, atrás apenas da Paraíba. E na tarde desta segunda (20), em coletiva de imprensa, o governador Renan Filho foi questionado sobre uma possível subnotificação de infectados em Alagoas.

O governador lembrou que o Brasil tem uma dificuldade de fazer testes, caso também de Alagoas, fazendo com que o país tenha uma das maiores taxas de letalidade do planeta. Mas adiantou que o estado receberá insumos do ministério da Saúde para realização de mais testes.

Ele informou que ainda nesta segunda fará uma videoconferência com o ministro da Saúde, Nelson Teich, para discutir esta e outras pautas envolvendo o noco coronavírus.

“Com isso, será possível fazer mais testes em Alagoas. E se a gente fizer mais testes, teremos mais casos entre jovens e outras pessoas fora de grupo de risco. Ainda assim, precisamos lembrar que com os já realizados, ficamos proporcionalmente com o maior número de resultados negativos do pais”, Renan Filho, governador de Alagoas.

Segundo ele, as pessoas internadas com problemas respiratórios entram na frente da fila de espera das pessoas que aguardam por um teste. Da mesma forma, pessoas que tiveram uma morte suspeita tornam-se prioridade para a realização do mesmo. Por isso, uma eventual demora do resultado, ou mesmo para a realização de destes

O governador enfatizou no entanto que Alagoas tem um dos menores números de mortos no país, e isso significaria que as medidas de isolamento estão funcionando. Mas que apesar disso, houve um salto de casos nos últimos dias e ele fez um apelo:

“Se você puder, fique em casa. Se precisar sair, use máscara e álcool gel”. Renan Filho.