27 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

É falso que há falta de medicamentos em unidades de saúde de Maceió

Prefeitura e Secretaria de Estado da Saúde esclarecem que informação não procede

Circula nos grupos de WhatsApp um vídeo gravado por um ex-candidato ao cargo de senador por Alagoas, no qual ele diz que medicamentos contra a Covid-19 não estão sendo fornecidos pelas unidades básicas de saúde de Maceió. A informação é falsa.

“Enquanto o rico vai pras farmácias e compra sua medicação, compra o remédio contra o Covid, o pobre sai daqui [aponta para o Centro de Triagem] com uma receita, sem a medicação. É um absurdo o que está acontecendo nas unidades de saúde pública de Maceió. As pessoas estão saindo com a receita na mão e infelizmente sem a medicação”. Parte do vídeo fake.

Tanto a Prefeitura, quando a Secretaria de Saúde de Alagoas (Sesau) disseram que a informação não procede. A Sesau esclareceu ainda que, após o atendimento nas Centrais de Triagem, a depender dos sintomas apresentados, uma receita médica é prescrita e o paciente orientado a cumprir isolamento domiciliar.

Esse medicamento pode ser retirado na farmácia da própria unidade ou adquirido por conta própria do paciente.

“Durante o atendimento médico, quando há a constatação de que o paciente foi detectado com a Covid-19, o médico responsável pela consulta assina um Termo de Declaração de Isolamento (TDI) indicando ao paciente 14 dias de isolamento e receituário, com todos os procedimentos de medicação”. Nota da Sesau.

Vale ressaltar que nenhum medicamento pode ser retirado das farmácias dos Centros de Triagem, ou em unidades de saúde, sem que seja apresentada uma receita prescrita pelo médico que atendeu o paciente naquela unidade.

No caso dos pacientes com indicação para o uso de Hidroxicloroquina, tanto o médico quanto o paciente precisam assinar um Termo de Responsabilidade Médica contendo informações sobre os efeitos colaterais desse medicamento.

“Com o paciente ciente e sobre as reações da Hidroxicocloroquina, o Termo de Responsabilidade Médica (TRM) é assinado tanto pelo médico quanto pelo paciente. O medicamento é disponibilizado ao paciente nas farmácias das Centrais de Triagens com a apresentação da receita”. Nota da Sesau.