20 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

É uma mentira, estúpido: Pix continua gratuito e não vai ser taxado

Bolsonaristas precisam para ontem parar de acreditar em mentiras na internet

Nesta semana, criadores de conteúdo falsos aproveitaram mudanças reais no sistema Pix (que vai permitir valores maiores em uma mesma transação) para inventar que no Governo Lula este sistema de transação será taxado.

As mensagens falsas descrevem supostos valores cobrados por transferências via Pix por diversos bancos, e chama de “taxa pix”, o que não existe. Além disso, enganam sobre haver cobranças para transferências e para recebimento das transações. E ainda falam em “fazer o L”.

Você acreditou nisso? É uma mentira, estúpido.

As chances de um bolsonarista cair nesta mentira seria até fácil, se comparado aos mais desiludidos que acham que Lula armo um teatro no primeiro dia do ano e forjou sua posse. Há quem acredite que tudo isso é uma armadilha para a esquerda e que o presidente de fato é o general Heleno.

Leia mais: Regina Duarte diz que “Alexandre de Moraes deu faixa falsa para posse fake de Lula”

Exato, há quem acredite em tamanha estupidez.

Mas passado o governo daquele ex-presidente que fugiu para os Estados Unidos antes mesmo do fim de seu mandato, o Brasil precisa lidar melhor com as fake news e principalmente com quem cai em fake news. É contra produtivo. É um desgastate. É cansativo. É idiota. É uma estupidez.

Leia mais: Jair fugiu e Lula assumiu, mas perfil de Bolsonaro segue anunciando medidas para 2023

Saiam da frente de porta dos quarteis, parem de cair em invenções ou teorias da conspiração, parem de espalhar mentira. Aceitem a derrota e aproveitem que a eleição acabou para se entreter com outros assuntos na internet, que não mentiras regurgitadas no esgoto da internet.

Sejam melhores. É uma mentira, estúpido.