19 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Em ato no ABC, Dilma defende Lula

“Eles estão com medo de uma decisão favorável. Me tiraram da presidência com 54 milhões de votos e sem ter cometido nenhum crime”

Após a expedição do mandado de prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, as lideranças do PT se reuniram na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo (SP), na noite desta quinta-feira (5) para discursar a favor do petista.

A ex-presidente Dilma Rousseff, a presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffman, e o senador Lindbergh Farias (PT-RJ), deixaram o prédio onde se concentraram desde o início da noite e subiram ao carro de som, em frente ao sindicato para discursar.

A expectativa das centenas de manifestantes era de que Lula, alvo da ordem de prisão expedida nesta quinta-feira (5/4) pelo juiz Sérgio Moro, do Tribunal Regional Federal 4 (TRF-4), em Curitiba, também discursasse ainda na esta noite.

Dilma defende Lula

Em defesa de Lula, Dilma discursou. “Lula é inocente. Está sendo vítima de uma das mais graves ações contra uma pessoa, que é a perseguição política. A nossa constituição é clara: só pode ser presa uma pessoa depois de se esgotar todos os recursos. O presidente tinha direito de recorrer. Eles se apressaram. Por quê?”, questionou a ex-presidente.

Ela respondendo logo em seguida: “Eles sabem que tem pessoas de bem nesse pais. Eles estão com medo de uma decisão favorável. Me tiraram da presidência com 54 milhões de votos e sem ter cometido nenhum crime. Colocaram uma quadrilha que está impune e está no poder. Pessoas que passeavam com malas de dinheiro”, bradou.

Dilma exaltou os governos petistas, quando ela e Lula estiveram à frente do Executivo Nacional. “Eles querem impedir que o Brasil seja respeitado como foi nos nossos governos. O presidente Lula foi reconhecido como o maior líder de sua época, até pelo presidente norte-americano Barack Obama, que disse ‘esse é o cara’. Tenho certeza que o presidente é integro, forte, corajoso. Que como poucos de nós, vai saber enfrentar esse momento. Com coragem e com a tranquilidade dos inocentes”, finalizou a ex-presidente petista.