26 de junho de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Evento em Maceió vai abordar atuação de profissionais de psicologia no ambiente escolar

Palestras terá temas como estratégias de prevenção à violência nas escolas, implantação eficaz da análise do comportamento aplicada, entre outros

Evento vai abordar atuação de profissionais de psicologia no ambiente escolar | Divulgação

No próximo dia 06 de julho acontecerá a II Jornada Universo do Psiescolar no Centro de Inovação, no bairro do Jaraguá, em Maceió. O evento vai reunir psicólogos e estudantes de psicologia e educadores de um modo geral para discutir e proporcionar formação para os profissionais que atuam no ambiente escolar.

A presença de psicólogos dentro das escolas é determinada por Lei. A contribuição desse profissional na área educacional é imprescindível, como conta a organizadora do evento, a psicóloga clínica e escolar, Aldynne Fernandes. “Principalmente, nos dias atuais, o psicólogo se tornou indispensável dentro das escolas, pois é ele quem vai ter um olhar voltado para o trabalho da saúde emocional dos alunos, por exemplo, além de atuar em outras áreas que podem ser melhoradas, de acordo com o trabalho realizado”, observa.

Além da própria Aldynne, o evento vai reunir as psicólogas Carmem Bandini e Ellen Falcão e a educadora Andréa Alves para ciclos de palestras com temas como estratégias de prevenção à violência nas escolas, implantação eficaz da análise do comportamento aplicada, elaboração de relatórios escolares e a importância das funções executivas no desenvolvimento e nas habilidades escolares.

Os interessados em participar do evento podem acessar o site https://universodopsiescolar.com.br/jornada-presencial/ e realizar a inscrição. Grupos com mais de cinco pessoas têm 20% de desconto no valor do ingresso. Além do site, qualquer dúvida pode ser retirada entrando em contato pelo número (82)99958-2665.

Sobre a Lei 13.935/2019

No final deste ano, a Lei federal que determina que escolas públicas possuam em seus quadros de funcionários profissionais de psicologia e assistentes sociais completará cinco anos. No entanto, de acordo com dados do Senado Federal o número de escolas espalhadas pelo país, que já cumprem a exigência, não chega a 100 unidades.

Em Alagoas, embora a Lei não esteja sendo cumprida como deveria, algumas iniciativas já estão sendo realizadas para minimizar a ausência desses profissionais no ambiente escolar. De acordo com a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), no mês de março deste ano foi lançado o Programa Coração de Estudante que tem como objetivo trabalhar o desenvolvimento das competências socioemocionais do estudante, garantindo as condições necessárias à promoção da saúde mental e ao pleno desenvolvimento do aluno.

Para isso, foram contratados 80 profissionais, sendo 60 psicólogos e 20 assistentes sociais que atuam no estado todo. A proporção é de 1 psicólogo para um grupo de cinco escolas e 1 de um assistente social para um grupo de 15 escolas. Ao todo, são cerca de 175 mil estudantes na rede estadual de educação.