18 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Cotidiano

Famosos reclamam: Instagram deleta perfis fakes, robôs e total de seguidores cai

Rede social anunciou que passaria a reduzir atividades que não seriam autênticas no app

Nesta quarta-feira (13), de uma hora para outra, inúmeros usuários do Instagram perderam um grande número de seguidores. E a depender da conta da pessoa, algumas celebridades podem ter perdido desde algumas dezenas de pessoas ou até mesmo alguns milhões. Claro, tudo relativo com sua fama na rede social.

O Instagram não confirmou por enquanto os motivos dessa remoção e no Twitter disse que estava para corrigir o problema:

“Estamos cientes de um problema que está causando uma mudança na conta de seguidores de algumas pessoas agora. Nós estamos trabalhando para resolver isso o quanto antes” Instagram, em comunicado no Twitter.

Entretanto, sites especializados acreditam que a a contagem menor pode ser por uma remoção em massa de contas falsas do aplicativo. De acordo com a publicação. Entre as contas deletadas, estão usuários falsos e robôs, uma praga que se espalha em diversas redes sociais – e consegue inflar o número de fiéis de alguns indivíduos, garantindo desde dinheiro para publicidade como cargos públicos.

Alguns municípios de Alagoas inclusive contratam os serviços de influenciadores digitais (pessoas com muitos seguidores nas redes sociais) para que estes divulguem algumas ações. O período de carnaval, por exemplo, é um prato cheio para estas celebridades. Algumas recebem até mais de R$ 10 mil reais por mês, a depender da quantidade de alcance, para realizar postagens.

Entretanto, quantos destes seguidores são reais e não foram comprados?

Ciente deste mercado de compra e venda de contas, no último mês de novembro o Instagram anunciou que passaria a reduzir atividades que não seriam autênticas no app. Na época, a companhia disse que passaria a remover “curtidas, seguidores e comentários” inautênticos do site. A ação, no caso, visava quem utilizava aplicativos terceiros para inflar seus números na rede social – a famosa compra de seguidores.

Lívia Andrade, por exemplo, que vai desfilar no Carnaval 2019 pela Império de Casa Verde, usou o próprio Instagram para reclamar do “sumiço” de 200 mil seguidores (passou de 6 milhões para 5,8 milhões).

Claro, ela o fez mostrando a bunda:

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Hoje eu acordei assim, com cara de bunda após comemorar meus 6Milhões de seguidores. O @instagram é aquele barquinho pirata levando embora sem dar satisfação! Eu fui alí descansar a vista, quando pisquei percebi que me tomaram na mão grande. Eu não posso nem ir na delegacia descrever os criminosos, foi furto porque nem vi ?‍♀️ Tá bom vai, acabou a brincadeira… Eu vou alí apagar a luz, quem pegou joga no chão, ninguém precisa saber quem foi, vou contar até 3??? E aí, quem também foi vítima essa noite levanta a mão ?‍♀️???? #abaixaqueetiro #sefu #jaéra #fdp #devolveaímano #fuilesada #manhêfuiroubada #CadêMeus? NINGUÉM LÊ A LEGENDA NÉ, EU TENTEI ? Tô marcando quem perdeu na foto.

Uma publicação compartilhada por Lívia Andrade (@liviaandradereal) em