17 de junho de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Fecomércio AL articula criação de grupo de discussão para pautas tributárias

Iniciativa visa prestar defesa mais assertiva às empresas nas questões pertinentes ao âmbito fiscal

O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL), Gilton Lima, se reuniu nesta quarta-feira (25) com advogados tributaristas. O objetivo do encontro é articular a criação de um grupo de discussão para avaliar e buscar soluções no âmbito das pautas tributárias.

De acordo com Gilton Lima, que vê a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) como forte aliada em pautas como essa, a iniciativa visa fortalecer a defesa da classe empresarial. “A ideia é discutir propostas, se posicionar e se antecipar ao que está por vir. Aos poucos, a gente vai amadurecendo a nossa atuação. Mas, com a dedicação de cada um, podemos formalizar as discussões e transformar as nossas pautas em diálogo com o poder público, levando as demandas das empresas para o governador, o secretário da Fazenda, os deputados e os senadores”, ressaltou.

O superintendente da Fecomércio AL, Israel Lessa, destacou também que, com essa iniciativa, a Federação busca identificar, mediante contribuições advindas de clientes dos advogados ou discussões do grupo, o que pode ser feito para solucionar as queixas das empresas. “Estaremos sempre abertos às sugestões. As ideias que forem lançadas no grupo vão se tornar um documento com a chancela da Fecomércio. E o propósito é um só: encontrar soluções”, observou.

O presidente da Associação dos Supermercados de Alagoas (ASA), Raimundo Barreto, que estava acompanhado pelo advogado da entidade, Saú Líbano Xavier, parabenizou a Federação pela iniciativa e destacou que esse é um passo importante para a classe empresarial. “Sozinho, eu não posso fazer nada, não tenho muita força. Mas isso muda quando temos o apoio de uma entidade como a Fecomércio e as contribuições de um grupo com esse potencial”, ponderou.

Para o advogado Vicente Vieira, a formação do grupo é uma ótima ideia, pois é uma oportunidade para discutir as pautas tributárias quando elas surgem, quando elas ainda estão sob análise. “É uma iniciativa muito importante. A Fecomércio tem relevância para que as nossas ideias e propostas cheguem aos órgãos apropriados”, argumentou. O advogado Pedro Duarte Pinto acrescentou ainda que a criação do grupo de discussão possibilita que pautas individuais se tornem pautas coletivas, com um viés institucional e sem expor as empresas.

Segundo a assessora parlamentar da Fecomércio AL, Cláudia Pessôa, com a atuação do grupo, a Federação vai construir uma agenda local no eixo da tributação. E, de acordo com o advogado Thiago Maia, é uma ideia que surge em momento muito oportuno, por se tratar de início de ano e também de mandatos políticos, tanto em esfera estadual quanto em esfera federal. “Fico muito feliz por fazer parte desse time. Com esse pensamento multidisciplinar, partir para uma linha proativa com o objetivo de construir algo que seja bom para a classe empresarial e para o consumidor agrega muito valor”, pontuou.

A reunião, que foi iniciada com um café da manhã e é apenas o primeiro encontro do grupo de discussão em formação, contou ainda com as presenças do advogado Marcos Garcia e do assessor econômico da Fecomércio AL, Victor Hortencio.