27 de junho de 2024Informação, independência e credibilidade
Esportes

Fla humilha o Vasco, estabelece goleada histórica e assume a ponta do Brasileirão

Rubro-Negro passeia no Maracanã e aplica acachapante 6 a 1 no arquirrival, com direito a quebra do jejum de Gabigol

Pedro e Cebolinha comemoram o gol da virada rubro-negra – Foto: André Durão / GE

Por Dyego Barros

Em uma das partidas mais aguardadas da rodada que marca a retomada do Brasileirão, Flamengo e Vasco entregaram de tudo um pouco no Maracanã, neste domingo (2/6), em um clássico com direito a golaços, expulsão, virada e goleada histórica do Rubro-Negro sobre o mandante Cruz-Maltino, do estreante Álvaro Pacheco.

Depois de Vegetti colocar o Gigante da Colina na frente do marcador com uma pintura, logo aos 9’ do primeiro tempo, e desperdiçar duas boas oportunidades de ampliar a vantagem vascaína, o Mengão reagiu, passou a controlar as ações e virou o jogo em um intervalo de apenas 5 minutos.

Dos pés de Everton Cebolinha saiam as melhores jogadas da equipe de Tite e, aos 28’, o camisa 11 deixou tudo igual no placar, chutando de bate-pronto de fora da área. Na sequência, o mesmo Cebolinha serviu Pedro, que de peito deixou sua marca: 2 a 1.

Ainda antes do intervalo, Cebolinha (de novo) cobrou escanteio e viu David Luiz acertar um belo voleio para anotar o terceiro em um Vasco atônito, que ainda perderia o zagueiro João Victor, expulso por entrada forte em De la Cruz.

Sem tirar o pé, o Mengão seguia completamente dominante e não demorou a aproveitar sua vantagem numérica, chegando ao quarto gol nos movimentos iniciais da etapa complementar, com Arrascaeta.

A 17 minutos do fim, o uruguaio apareceria novamente. Desta vez, para deixar Bruno Henrique livre para marcar um golaço. Com enorme categoria, BH finalizou de primeira, de perna direita, acertando o canto esquerdo da meta defendida por Léo Jardim.

No apagar das luzes, Gabigol liquidou a fatura, empurrando para as redes embaixo das traves. O atacante, que havia saído do banco já na reta final da partida e não marcava desde fevereiro, dividiu a torcida entre aplausos e vaias no momento da comemoração, em razão da polêmica foto com a camisa do Corinthians, vazada nas redes sociais.

Marca histórica

Com o acachapante 6 a 1, o Flamengo estabelece sua maior goleada contra o Vasco na história dos Campeonatos Brasileiros, superando o triunfo de 4 a 0 obtido, sobre o arquirrival, na edição de 2000. O placar também supera a maior goleada flamenguista em toda a história do confronto, deixando para trás um 6 a 2 da década de 40.

Como fica?

Recuperado da crise vivida há cerca de um mês, o Fla chega aos 14 pontos e assume a ponta do Brasileirão provisoriamente, passando a secar o Athletico-PR – que enfrenta o Fortaleza no complemento da rodada – para assegurar a posição. O Vasco, por sua vez, estaciona na 13ª posição da tabela, com 6 pontos.