14 de maio de 2021Informação, independência e credibilidade
Blog

Flávio Bolsonaro quer o alagoano Humberto Martins no STF em julho

Filho 01 do presidente trabalha para que Martins substitua o ministro Marco Aurelio Mello

Humberto Martins deve ser o próximo ministro do Supremo Tribunal Federal

Ex-presidente da seccional da OAB e em seguida indicado como desembargador para compor o Tribunal de Justiça de Alagoas, Humberto Eustáquio Martins, hoje ministro presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), é a bola da vez no âmbito da família Bolsonaro.

Martins caiu nas graças do senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) – o homem que responde na justiça por corrupção no caso da “rachadinhas” da Assembleia Legislativa do Rio – e já é o nome mais forte para substituir o ministro Marco Aurélio Mello, no Supremo Tribunal Federal (STF).

A mudança no STF deve ocorrer em julho próximo, quando Aurélio Mello, que é primo do senador Fernando Collor, estará se aposentando do judiciário brasileiro.

Segundo a colunista Bela Megale, de O Globo, Humberto Martins sofre restrições da ala evangélica que apoia o governo. Mas, o senador Flávio, quando o assunto é o Poder Judiciário, tem sido a última e decisiva voz ouvida pelo pai Jair.

O filho 01 trabalha pela indicação do alagoano para o STF, com o argumento inclusive de que o ministro é evangélico, fiel da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Afinal, Bolsonaro disse que indicaria para o Supremo alguém “terrivelmente” evangélico.

Humberto Martins sabe se compor bem com todas as correntes quando lhe convém. Sua ascensão ao STJ teve um empurrão considerável do senador Renan Calheiros (MDB), hoje um desafeto da família Bolsonaro.

Como o jogo agora é outro, tudo isso entra na corrente das águas passadas que não movem moinho…

A não ser que a onda volte.