6 de março de 2021Informação, independência e credibilidade
Maceió

FMAC e Parque Shopping abrem a exposição Blocos de Maceió

O público pode visitar e conhecer os blocos e agremiações que fazem a história do carnaval da cidade

Foto: Ascom/FMAC

As pessoas que circularem no piso L3 do Parque Shopping Maceió, nas imediações de uma academia de ginástica, vão se deparar com vários símbolos carnavalescos, organizados pela equipe da Diretoria de Produção da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC).

São bandeiras, estandartes e fotografias de sete blocos de carnaval e quatro escolas de samba, que fazem parte da história da festa de Momo da Capital.

A exposição Blocos de Maceió foi aberta nesta sexta-feira (12) e permanece em cartaz até o dia 19 de fevereiro. A ação cultural foi organizada pelo Parque Shopping e FMAC, e pode ser visitada das 10h até às 22h e no horário especial de funcionamento do shopping, entre os dias 14 a 17, das 12h às 22h.

“A exposição valoriza a cultura local e traz pra gente o espírito do carnaval, já que a festa não pôde ser realizada, por conta da pandemia de Covid-19”, diz o estudante de nutrição Raphael Porto. Ele apreciou as alegorias e imagens dos blocos e escolas de samba que estão representados na exposição.

Fazem parte da ação cultural, os blocos do Bobo, Zé Pereira, Bonecos da Cidade, Foliões da Melhor Idade, Nêga Fulô, Sonho Encantado e os Seresteiros da Pitanguinha. As escolas de samba Unidos do Poço, Girassol, 13 de Maio e Gaviões da Pajuçara também têm seus elementos iconográficos expostos.

“Não temos carnaval este ano, mas a exposição nos propicia recordar os momentos de festa vividos com os amigos e a família. É uma forma de não passar em branco o carnaval, diz o empresário Leonardo Caires.

Priscila Simões, companheira de Leonardo, revela que vai passar o período do carnaval com a família e fala da expectativa de curtir o carnaval quando a pandemia estiver controlada. “A gente não pode deixar de ter esperança de que todos nós seremos vacinados para brincarmos o carnaval”, diz a empresária.

O Parque Shopping Maceió abriga em suas instalações três exposições que fazem referência ao carnaval de Maceió. Além da exposição Blocos de Maceió, em parceria com a FMAC, há também a homenagem ao artista plástico e carnavalesco Gil Lopes: carnaval que nos convém e a Memórias dos Carnavais.