2 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Esportes

Foi com emoção: Brasil supera Paraguai nos pênaltis e avança na Copa América

É a primeira vez desde 2007 que a seleção chega à semifinal do torneio

Alisson pegou uma cobrança e Gabriel Jesus confirmou a última

Após uma série de eliminações precoces na competição continental, a seleção brasileira se livrou do fantasma paraguaio na Copa América e eliminou o adversário nos pênaltis. Antes, em 2011 e 2015 foi o Paraguai que eliminou o Brasil nos pênaltis.

Desta vez, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, a seleção do técnico Tite tentou vencer no tempo normal diante de um adversário que jogou fechado e avançou para as semifinais com vitória por 4 a 3, após o empate por 0 a 0 nos 90 minutos.

É a primeira vez desde 2007 que a seleção chega à semifinal do torneio. O jogo sai do vencedor do confronto entre Venezuela e Argentina, que jogam nesta sexta, às 16h, no Maracanã. A semifinal está marcada para terça-feira, dia 2 de julho, no Mineirão, em Belo Horizonte, às 21h30.

O primeiro tempo foi sem muitas emoções, ao contrário da etapa final. A movimentação intensa do ataque, tão importante na goleada sobre o Peru e que apareceu até contra a Venezuela, não foi vista. Os pontas ficaram passivos demais e demoraram a entrar na área ou buscar tabelas.

O que mudou em relação a outros jogos difíceis foi a aceitação de Tite. O técnico se mostrou desgostoso com o desempenho, fez mudanças ousadas e lançou o time para frente para tentar abafar o Paraguai.

Foram muitas finalizações perigosas, com intervenções decisivas do goleiro botafoguense Gatito Fernández, e até uma bola na trave de Willian aos 44 minutos. Nos acréscimos, Everton e Philippe Coutinho só não marcaram porque desvios da defesa salvaram o Paraguai. A tensão e a retranca paraguaia acabaram prevalecendo.

Pênaltis

Nos pênaltis, Alisson pegou a primeira cobrança, do palmeirense Gustavo Gómez e viu Willian abrir o placar para o Brasil. Na segunda rodada, Miguel Almirón e Marquinhos marcaram. Na terceira, Bruno Valdez e Philippe Coutinho também fizeram. A quarta teve gol de Rodrigo Rojas e um chute feio para fora de Roberto Firmino.

A rodada final teve Derlis, carrasco em 2015 no Chile, também batendo para fora. Gabriel Jesus que havia perdido pênalti contra o Peru na fase de grupos, mostrou muita categoria para deslocar Gatito e dar a vaga ao Brasil.

BRASIL (4) 0X0 (3) PARAGUAI

  • Local: Arena Grêmio, em Porto Alegre (RS)
  • Data: 27 de junho de 2019, quinta-feira
  • Horário: 21h30 (de Brasília)
  • Árbitro: Roberto Tobar (Chile)
  • Assistentes: Christian Schiemann e Cláudio Rios (ambos do Chile)
  • Público: 45.495 pagantes/2.716 não pagantes
  • Renda: R$ 10.352.430,00
  • Cartões amarelos: Filipe Luís, Roberto Firmino e Arthur (Brasil); Arzamendia, Piris e Alonso (Paraguai)
  • Cartão vermelho: Balbuena (Paraguai)

Pênaltis:

  • Brasil: Willian (acertou), Marquinhos (acertou), Philippe Coutinho (acertou), Roberto Firmino (errou) e Gabriel Jesus (acertou)
  • Paraguai: Gustavo Gómez (errou), Miguel Almiron (acertou), Bruno Valdez (acertou), Rodrigo Rojas (acertou) e Derlis González (errou)

BRASIL: Alisson; Daniel Alves (Lucas Paquetá), Marquinhos, Thiago Silva e Filipe Luís (Alex Sandro); Allan (Willian), Arthur e Philippe Coutinho; Gabriel Jesus, Everton e Roberto Firmino. Técnico: Tite

PARAGUAI: Gatito Fernández; Iván Piris, Gustavo Gómez, Fabián Balbuena e Junior Alonso; Hernán Pérez (Rodrigo Rojas), Richard Sánchez (Juan Escobar), Celso Ortiz e Santiago Arzamendia (Bruno Valdez); Derlis González e Miguel Almirón. Técnico: Eduardo Berizzo