15 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Governador inaugura revitalização da Praça Marechal Floriano

Recuperada pelo Estado, praça é referência turística, histórica e arquitetônica do centro de Maceió

Um dos pontos altos da obra foi a recuperação da fonte luminosa, que voltará a abrilhantar o espaço. Foto: Marco Antônio / Agência Alagoas

O governador Paulo Dantas inaugura, nesta quinta-feira (4), às 9h, a revitalização da Praça Marechal Floriano Peixoto, localizada no Centro de Maceió, popularmente conhecida como Praça dos Martírios. Recuperado pelo Governo do Estado, o equipamento é um símbolo arquitetônico, turístico e histórico da capital alagoana.

Coordenada pelo Gabinete Civil, a obra foi orçada em R$ 3,75 milhões e passou por uma ampla recuperação, resgatando a importância histórica e arquitetônica da praça.

Os serviços foram executados pela Secretaria de Estado de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), responsável pelo projeto básico de arquitetura e urbanismo.

Um dos pontos altos da obra foi a recuperação da fonte luminosa, que voltará a abrilhantar o espaço. A revitalização contempla também a elaboração de um projeto que resgata não só sua importância histórica como “praça do poder” – uma referência ao antigo Palácio de Governo -, como também reforça o marco de centralidade turística de Maceió.

“A revitalização da Praça Floriano Peixoto valoriza a região central de Maceió, fortalecendo o turismo da capital e devolvendo à população alagoana e aos visitantes um dos espaços de grande relevância cultural e histórica. A obra melhora a acessibilidade e também dá mais visibilidade ao patrimônio arquitetônico, ressaltando especialmente o Museu Palácio Floriano Peixoto, antiga sede do Governo de Alagoas, e a Igreja Bom Jesus dos Martírios, um dos belos exemplares da arquitetura religiosa em Alagoas”. Roseane Vasconcelos, secretária do Gabinete Civil.

Praça Floriano Peixoto oferta novos atrativos

Outros atrativos implantados na praça são a acessibilidade, que ganhou rampas com piso tátil, novos bancos revestidos de concreto de granito e no piso, que foi todo trocado para  granilite bruto.  Outra novidade é o revestimento nas arquibancadas, toda em granito, além do novo paisagismo com a criação de canteiros.

A praça também contempla o meio ambiente, com a implantação de cinco novas palmeiras imperiais, uma nova banca de revista, um novo abrigo de ônibus com sinalização e espaço para publicidade em oito painéis, sendo dois nas laterais com informações gerais para a população.

A Floriano Peixoto também ganha três novos quiosques de alimentação e biclicletários, todos revestidos em inox. As lixeiras também foram todas revestidas com aço inox e nova iluminação 100% em LED.

Histórico

A Praça Floriano Peixoto agrega o chamado “conjunto arquitetônico dos Martírios”, um sítio histórico tombado pelo Patrimônio Estadual, por meio do Decreto nº 38309/2000, na gestão do então governador Ronaldo Lessa, hoje vice-governador de Alagoas.

Na última intervenção, iniciada em 2002 e finalizada em 2005, foi feito o fechamento da rua que passava em frente ao Palácio, transformada e um calçadão, e implantado o Largo das Bandeiras, onde se encontram os pavilhões dos 102 municípios alagoanos.

Completam o conjunto arquitetônico da Praça Marechal Floriano Peixoto, o prédio da antiga Intendência Municipal, o prédio do Museu Pierre Chalita e a Igreja Bom Jesus dos Martírios que, recentemente, também passaram por obras de recuperação.

A Praça dos Martírios foi inaugurada no dia 24 de dezembro de 1908, no Governo Euclides Vieira Malta, já contando com iluminação elétrica. Após a inauguração, a praça exibia 20 postes de bronze e 40 bancos no estilo “art-noveau”.

O destaque da nova praça era o monumento ao Marechal Floriano Peixoto, cuja presença na praça era tão importante que logo deixou de ser denominada “Praça dos Martírios” para ser a Praça Marechal Floriano Peixoto. A Lei Municipal nº 28, de 21 de maio de 1914, foi assinada pelo intendente e farmacêutico Firmino de Aquino Vasconcelos.

 

A primeira reforma do logradouro se deu em 1936. No início dos anos de 1960, quando Luiz Cavalcanti era o governador e Sandoval Caju o prefeito de Maceió, a praça passou por nova intervenção. Desta feita foi construída a Galeria Rosalvo Ribeiro, cuja cobertura funcionava como palco para espetáculos, além da instalação de uma fonte sonora e luminosa. A inauguração se deu no dia 16 de setembro de 1963.